Kim Kardashian e Kanye West anunciaram a separação em 2021. Enquanto casal, eles se transformaram em uma das duplas mais fashionistas entre as celebridades — uma vez que a empresária é uma das queridinhas das maiores grifes do mundo e o rapper sempre se aventurou no mundo criativo da moda, como com a sua própria marca, a Yeezy.
Em meio às brigas midiáticas, o fim do relacionamento ganha uma nova narrativa nas últimas semanas. Dessa vez, a partir da moda, com a ascensão de Julia Fox, nova namorada de Ye — nome com o qual Kanye West se apresenta atualmente.
Mas o que a moda tem a ver com o divórcio?
Basta uma pesquisa rápida no Google com os três nomes envolvidos para que os resultados da pesquisa mostrem diversos artigos jornalísticos — sejam eles de fofoca ou não — acompanhados de nomes de grandes casas de moda europeias.
Desde que Kanye e Julia apareceram juntos pela primeira vez na Paris Fashion Week, a atriz se tornou uma vitrine para que as marcas divulguem seu trabalho. Não à toa, seu nome é o 5º mais procurado na plataforma de busca, de acordo com o "Google Trends", e as grifes descolam uma carona em todo o seu engajamento.
A exemplo disso, a francesa Schiaparelli parece experimentar a fórmula de sucesso da Balenciaga. Esta última comandada por Demna Gvsalia, alavancou seu nome em 2021 ao imergir no mundo das celebridades e do entretenimento, com direito a aparição de Homer Simpson em um dos seus desfiles.
Daniel Roseberry, diretor criativo da Schiaparelli, que vem vestindo grandes nomes de Hollywood com armaduras corporais, contou em entrevista à "W Magazine" ter emprestado uma de suas calças jeans para Julia Fox para o look combinado com Kanye West na Semana de Moda de Paris.
Embora não seja uma criação propriamente da Schiaparelli, a peça da Carhartt, à venda por US$ 50 na Amazon, esgotou poucas horas após ser utilizada pela atriz. O que, convenhamos, é um ótimo termômetro para medir o impacto da atriz no mundo da moda.
Além da calça, Julia Fox usava brincos dourados e jaqueta com busto de cones da Schiaparelli.
Já para assistir ao desfile de alta-costura da Schiaparelli, Julia e Kanye apareceram mais uma vez combinando o look. Em vez do jeans, a aposta foi no couro preto.
Fox optou por outra criação, em forma de sutiã cônico da casa de moda francesa, usando um minivestido de couro com zíper frontal, leggings de couro e botas Schiaparelli com bicos trompe l'oeil.
Em contrapartida, a Balenciaga continua a investir em Kim Kardashian como a sua grande estrela. A influenciadora, inclusive, é o rosto da nova campanha da grife espanhola.
A parceria valiosa entre Kim e a Balenciaga, já fidelizada, foi o elemento principal para o sucesso da grife em 2021. O visual de "dementador" do MET Gala que o diga.
Dessa forma, a Schiaparelli e a Balenciaga parecem estar tomando lados em relação ao divórcio entre Kim e Kanye. Vale lembrar que, enquanto amigo íntimo de Kim e Kanye, Demna Gvsalia levou a Balenciaga ao 2º lugar das grifes mais quentes de 2021 — ficando atrás apenas da Gucci.
Já a Schiaparelli com Daniel Roseberry, por sua vez, nem sequer aparece no top 20 do ranking divulgado pela Lyst Index, plataforma de moda que elabora pesquisas sobre as marcas mais poderosas da moda em todo o mundo.
Como conclusão, a chegada de Julia Fox aos holofotes pode ser uma estratégia, mesmo que não intencional, para que a Schiaparelli comece a ganhar destaque e ainda mais relevância no mundo da moda — de forma a bater de frente com a Balenciaga.
Em tempos de Instagram, é imprescindível que as marcas apareçam nos feeds da rede social. De preferência, vestindo grandes nomes entre as celebridades.
Enquanto a Balenciaga já sabe muito bem como navegar nesse universo, mesmo com um perfil low-profile, a Schiaparelli dá passos mais ambiciosos no mundo da cultura pop.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.