Companhia de cruzeiros retoma viagens e Brasil está na agenda de 2023
A Costa Cruzeiros anunciou nesta segunda-feira (14) o seu calendário de expansão na retomada das viagens e sinalizou uma volta às águas brasileiras em 2023.
A companhia pretende realizar mais de 1.800 cruzeiros entre a primavera europeia (setembro a dezembro de 2022) e o inverno (dezembro de 2022 a março de 2023 passando por 179 destinos ao redor do mundo, com viagens de três a 127 dias.
A partir de 5 de março, o primeiro de quatro novos navios da empresa chega aos mares, o Costa Toscana. A expectativa é que toda a frota possa retomar as operações até o próximo verão europeu — entre junho e setembro de 2022 — inclusive os outros três lançamentos da temporada: Costa Smeralda,; Costa Firenze e Costa Venezia.
Cruzeiros pela Europa
A programação ainda incluirá o retorno de minicruzeiros pelo Mediterrâneo a bordo do Costa Favolosa em 28 de abril; o Costa Venezia parte em 1º de maio de Istambul, com um novo itinerário de uma semana na Turquia e na Grécia, enquanto o Costa Smeralda zarpará em 7 de maio para uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental.
O Costa Pacifica sairá em 4 de junho, de Bari para explorar Grécia e Malta. Os cruzeiros de duas semanas para as Ilhas Canárias e Açores, originalmente planejados para abril e maio com o Costa Pacifica serão realizados pelo Costa Luminosa. Já o Costa Fortuna voltará a viajar pelo norte da Europa em 12 de junho.
Por fim, após completar sua temporada na América do Sul, o Costa Diadema também cruzará o Mediterrâneo rumo à Lisboa em 5 de maio, assim como o Costa Fascinosa partirá em 1º de maio para um cruzeiro pelos Açores. De volta do Caribe, o Costa Deliziosa fará viagens pelo Mediterrâneo a partir de 15 de abril e o Costa Firenze, recém-chegado de Dubai, deixará Gênova em 7 de abril para iniciar cruzeiros pela Espanha, Itália e França.
Entre junho e setembro, os navios Costa Smeralda, Costa Toscana e o Costa Firenze, farão cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo Ocidental, enquanto o Costa Venezia continuará com seu novo itinerário na Turquia e na Grécia, partindo de Istambul. O Costa Pacifica, Costa Deliziosa e Costa Luminosa estarão no Mediterrâneo Oriental, também com cruzeiros de uma semana. Já o Costa Fortuna, Costa Favolosa, Costa Fascinosa e Costa Diadema viajarão pelo norte da Europa, visitando as capitais bálticas, os fiordes noruegueses, o Cabo Norte e a Islândia.
Oriente Médio na programação
Já no período entre dezembro de 2022 e março de 2023, o Costa Firenze fará cruzeiros de uma semana pelos Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã, partindo de Dubai. O Costa Venezia deixará Istambul em cruzeiros de 11 dias para a Turquia, Israel e Egito, enquanto o Costa Diadema oferecerá viagens de duas semanas para as Ilhas Canárias, com escalas também em Lisboa.
A agenda dos navios Costa Pacifica e o Costa Fascinosa será repleta de passagens pelo Caribe; enquanto o Costa Smeralda oferecerá cruzeiros de uma semana no Mediterrâneo Ocidental e os navios Costa Toscana, Costa Favolosa e Costa Fortuna estarão na América do Sul.
Volta ao mundo e retorno ao Brasil
Apesar de ainda não haver definições da CLIA Brasil sobre uma possível retomada da temporada 2021/2022, que iria até abril — a Anvisa já orientou sua suspensão permanentemente — ou sobre um retorno para a programação do período 2022/2023, a Costa planeja retornar ao país em 2023.
Os roteiros do Grand Cruise do Costa Luminosa partirão de Gênova em 8 de janeiro de 2023 e de Buenos Aires em 27 de fevereiro de 2023, indo do Mediterrâneo até a Terra do Fogo e, na volta, navegando pelo Rio Amazonas até Manaus.
Já o Costa Deliziosa realizará o cruzeiro Volta ao Mundo, partindo de Veneza em 6 de janeiro de 2023 ou de Savona, em 11 de janeiro de 2023, com itinerários pela Índia e pelas Maldivas, depois para a África do Sul e Namíbia, seguido da América do Sul até a costa do Pacífico, através do Estreito do Panamá, com uma parada em Nova York antes de retornar à Europa.
O programa do Costa Serena de cruzeiros na Ásia ainda em 2022 será anunciado "nas próximas semanas", segundo a companhia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.