Topo

Met Gala 2022 é confirmado para maio e terá tema 'hollywoodiano'

Anitta e o designer Alexandre Birman representaram o Brasil no Met Gala 2021 - Getty Images
Anitta e o designer Alexandre Birman representaram o Brasil no Met Gala 2021 Imagem: Getty Images

De Nossa

15/02/2022 14h18

O Met Gala 2022 foi confirmado para 7 de maio, data que havia sido insinuada pela organização em setembro, segundo informações do site especializado de moda "WWD".

A noite que celebra a moda volta ao seu calendário regular depois de um cancelamento e um adiamento devido à pandemia de covid-19 e deve inaugurar a exposição "In America: An Anthology of Fashion" (Na América: Uma Antologia da Moda, em tradução livre), a segunda parte de uma exibição dedicada, como o nome sugere, à história das criações de estilistas dos EUA.

Para acompanhar o calendário, o Instituto de Figurino do Met está elaborando uma temporada dedicada a narrativas de estilo da história do país sob a ótica de grandes nomes de Hollywood. Diretores serão convidados a interpretar momentos "pouco familiares da costura" que remetem às fundações da moda americana e seu contexto histórico.

Martin Scorsese, um dos nomes já confirmados de acordo com o "WWD", criará uma das "vinhetas cinematográficas" que serão exibidas na Ala Americana do museu, em uma sala de estar assinada por Frank Lloyd Wright.

Além dele, o diretor e estilista Tom Ford, presidente do Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), também será responsável por uma das salas históricas, que inclui o mural panorâmico de Versalhes de 1819 assinado por John Vanderlyn. A esperança de curadores é que a abordagem cinematográfica à exposição e ao evento atraia o interesse de visitantes e investidores para o Met.

Cerca de 100 peças masculinas e femininas criadas desde o fim do século 18 até a metade do século 20 serão exibidas nas vinhetas com o objetivo de contar as histórias inacabadas do país e de sua moda com o auxílio da direção cenográfica de Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros"); Chloe Zhao ("Nomadland"); Autumn de Wilde ("Emma"); Regina King ("Uma Noite em Miami..."); Janicza Bravo ("Zola") e Julie Dash ("A História de Rosa Parks"), além de Scorsese e Ford.

Tanto o diretor de "Taxi Driver" quanto Coppola têm experiências prévias com a moda: ele já fez um documentário sobre Giorgio Armani, enquanto ela já dirigiu um curta para a Chanel.

Ainda não foi divulgado, no entanto, se o trabalho dos diretores será exibido no Met Gala, no entanto, o tema e, por vezes, o conteúdo das exibições é inspiração obrigatória para os looks no tapete vermelho do baile. É possível então que produções dignas da Era de Ouro venham aí.