Ilha tem apenas dois habitantes e já foi locação de filme épico. Conheça
Um "segredo" bem guardado da Europa, a ilha de Comino, em Malta, tem apenas dois habitantes, mas oferece uma das mais belas paisagens do continente aos visitantes.
Usada como centro de quarentena durante a ocupação francesa no arquipélago no século 18, o destino tem uma história ainda mais rica.
Durante o domínio de Roma sobre as ilhas maltesas, Comino tinha como (parca) população produtores agrícolas, mas ela passou também por períodos em que foi completamente abandonada.
No fim do século 13, seus precipícios, cavernas e topografia íngreme fizeram da ilha o esconderijo perfeito e ela chegou a abrigar, em uma das cavernas, o exilado profeta seguidor da Kaballah Abraham Abulafia, segundo o jornal Malta Independent.
Durante a Idade Média, piratas, bárbaros e corsários usavam Comino como ponto de parada ou base paramilitar antes de atacar e pilhar Malta e Gozo, suas ilhas vizinhas.
Nos séculos 16 e 17, o isolamento de Comino mais uma vez prevaleceu e ela foi usada como destino de exílio, mais uma vez, para cavaleiros errantes de Malta, membros da ordem militar católica que desertavam de suas funções e eram condenados a cuidar da torre St. Mary, um dos principais pontos de observação e defesa da ilha construída em 1618.
Ao longo dos anos, a região recebeu todo o tipo de isolados da civilização europeia: prisioneiros de guerra, soldados em treinamento, doentes e perseguidos políticos. Com as pegadas deixadas por tantos antepassados, ela se tornou um destino turístico rico em história e com suas belezas naturais fortemente preservadas por uma população quase inexistente.
Segundo informações da revista "Travel and Leisure", atualmente apenas duas pessoas vivem em Comino. A tranquilidade também a tornou a locação ideal para filmagem de longas como "O Conde de Monte Cristo" e "Troia", informa a Autoridade de Turismo de Malta. Cerca de dez cavernas da região ainda estão abertas a mergulhadores.
É possível visitar Comino ainda através dos cruzeiros que fazem paradas em Malta e oferecem pequenas excursões que passam pela ilha. Caso esteja no arquipélago, é possível alugar um iate ou lancha para explorá-la.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.