Topo

Fruta congelada é truque para gelar vinho sem deixar a bebida aguada

Frutas congeladas no vinho: aprenda a combinar - Divulgação Wine Trader
Frutas congeladas no vinho: aprenda a combinar Imagem: Divulgação Wine Trader

De Nossa

18/02/2022 09h40

Em Nossa, já mostramos o truque para gelar cerveja com rapidez no churrasco. E com vinho, como faz? Por se tratar de uma bebida mais delicada, a dica está em usar frutas congeladas.

A sugestão é do sommelier e consultor da Wine Trader Gustavo Giacchero. Ele trouxe a ideia de Nova York e viu a estratégia fazer sucesso nos lugares onde trabalhou. No Hotel Fasano de Belo Horizonte, por exemplo, os hóspedes mantinham seus vinhos geladinhos à beira da piscina usando essa alternativa.

O especialista explica que o ingrediente se sai melhor na missão do que os cubos de gelo:

A "pele" de gelo que se forma no entorno da fruta congelada derrete, mas não é o suficiente para "aguar" o seu vinho, como é o caso dos cubos de gelo".

Mirtilo, uva, morango e pêssegos: opções para gelar o vinho - Divulgação - Divulgação
Mirtilo, uva, morango e pêssegos: opções para gelar o vinho
Imagem: Divulgação

De acordo com ele, dependendo do tempo que levar para beber a sua taça, a quantidade extra de água se torna imperceptível e interfere pouco na bebida. Além de ficar esteticamente bonito, dá para comer as frutinhas embebidas em vinho quando o líquido chegar ao fim.

Como combinar

Segundo Gustavo, não há regras rígidas de consumo e combinação. A "cereja do bolo" é a uva congelada, que altera menos ainda o sabor do vinho, mas outras frutas são bem-vindas. Veja algumas possibilidades:

  • Morangos com espumante
  • Amora com riesling
  • Pêssegos com chardonnay
  • Cerejas com rosé
  • Mirtilos com sauvignon blanc
  • Abacaxis em pedaços com pinot grigio