Topo

Guardar os vinhos na cozinha é bom ou ruim? Especialista diz como armazenar

Getty Images
Imagem: Getty Images

De N Nossa

18/02/2022 09h44

Depois de uma compra no mercado, pode ser automático guardar o vinho na cozinha junto aos alimentos comprados. No entanto, o cômodo onde preparamos refeições, na verdade, não é o ideal para o armazenamento da bebida. Mas o que explica essa recomendação?

A especialista em vinho Ana Maria Vieira conta que os vinhos devem ser guardados em ambientes em que a temperatura não sofra muitas interferências. O que acaba por ser frequente na cozinha, em consequência das variações causadas por eletrodomésticos, como o fogão, por exemplo.

"O calor transmitido pelo fogo pode causar alterações no vinho", conta Ana Maria. "Essa mesma dinâmica funciona se a bebida está exposta em um lugar próximo aos equipamentos que esquentam a partir do seu uso, como cafeteiras, entre outros".

A especialista conta ainda que a temperatura ideal para manter o vinho é de 12º C. Mas como nem todo mundo tem uma adega em casa para mantê-lo nessa temperatura, Ana Maria reforça que as bebidas "aguentam" até aproximadamente 24º C.

"Na verdade, o que pode interferir na qualidade é a inconstância da temperatura", continua. "Por isso, é recomendável que seja um lugar em que o calor seja estável, sendo entre 12º C e 24º C."

Se decidir, então, por guardar o vinho na sala ou em outros cômodos, é necessário seguir algumas orientações.

A primeira delas é nunca deixar a garrafa exposta à luz do sol, pelos mesmos motivos citados anteriormente.

Outro conselho é, se possível, deixar as garrafas com rolhas de cortiça deitadas. Ou seja, na horizontal. Isso porque, dessa forma, o líquido entra em contato com a rolha para uma vedação completa. Nos casos dos vinhos com tampas rosqueáveis, essa medida não faz diferença.