Sundae com coentro do McDonald's gera polêmica nas redes sociais
"Quer cobertura de chocolate, morango ou caramelo". É isso que os atendentes do McDonald's geralmente perguntam quando um cliente pede sundae por aqui. Mas na China, o público tem uma outra opção, mais inusitada e polêmica: o coentro.
Você encararia? O sabor está disponível no chamado McFlurry e conta com sorvete de baunilha, raspas de limão e calda do condimento.
De acordo com o jornal Independent, a ação é pontual e vai durar só cinco dias nos restaurantes chineses da rede: de 21 a 25 de fevereiro.
Nas redes socias, a repercussão promete ficar na lembrança por mais tempo. O item de cor verde chamou atenção de brasileiros, que não se pouparam ao fazer comentários sobre o lançamento:
Ame ou odeie? Não é sobre isso
As opiniões sobre coentro pouco têm a ver com costume ou frescura. A explicação para tamanha discordância está na genética. Para alguns, a erva popular nas culinárias mexicana, indiana, chinesa e nordestina parece sabonete. Essa percepção vem do olfato e atinge uma a cada cinco pessoas.
O gosto dos alimentos é sentido somente no paladar e o sabor é a união de dois ou mais sentidos. O aroma dos ingredientes, por exemplo, alcança o fundo do nariz.
Lá, neurônios detectam cada molécula graças aos 400 genes dedicados ao olfato que existem no nosso genoma. Um deles, o OR6A2, produz uma proteína que identifica os aldeídos, compostos que dão o cheirinho para o coentro.
De acordo com pesquisa publicada na revista Nature, conduzida pela empresa de genética 23andMe, alguns indivíduos são mais sensíveis aos aldeídos. Por conta de uma variação nesses genes, os "inimigos do coentro" associam o sabor da erva cítrica ao de produtos químicos.
Segundo a Britannica, há evidências de que a exposição repetida ao tempero pode fazer com que as pessoas superem a aversão. Enquanto na China 21% dos habitantes são do time "odeio", no México, onde o coentro é um pilar gastronômico, a porcentagem cai para 5%.
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