Itália reabrirá suas fronteiras para turistas brasileiros em 1º de março
A Itália voltará a receber turistas estrangeiros — entre eles, os brasileiros de que os profissionais de turismo já sentiam tanta falta que fizeram abaixo-assinado pedindo o retorno — a partir de 1º de março.
A medida foi anunciada e assinada pelo Ministro da Saúde do país europeu, Roberto Speranza, nesta terça (22).
Segundo Speranza, as exigências de entrada para os visitantes de países de fora da Europa serão as mesmas já válidas para europeus: certificado de vacinação, de recuperação da covid-19 ou exame negativo para a doença.
Na prática, isso quer dizer que serão aceitos os certificados emitidos por autoridades nacionais — no caso do Brasil, o do ConecteSUS — que comprovem vacinação há pelo menos 14 dias com duas doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Novavax ou uma dose de Janssen, que são aquelas já reconhecidas pela Agência Europeia de Medicamentos.
No primeiro momento, vacinados com imunizantes não reconhecidos, como a Sinovac (CoronaVac), Sinopharm ou Sputnik, serão considerados não vacinados em território italiano e deverão se submeter a testes de covid-19 ao chegar no país. Quarentenas não serão exigidas dos turistas, vacinados ou não.
No entanto, segundo o jornal Corriere della Sera, esta exigência deve ser provisória, já que as autoridades italianas planejam o reconhecimento dos imunizantes e, em seguida, a extinção do passe verde (o passaporte da vacina do país) para viajar e entrar em estabelecimentos como restaurantes, museus e teatros a partir de 31 de março.
Mais detalhes sobre as aplicações dos testes e protocolos referentes aos certificados de vacinação devem ser divulgados em breve.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.