Anvisa volta a suspender cobrança de formulário de viagem por falha técnica
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta (24) a exigência de apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) para a entrada no país devido à instabilidade no site do Governo Federal.
Segundo a agência, as companhias aéreas foram devidamente informadas dos problemas técnicos e não cobrarão o documento até às 23h59 do sábado (26). A partir de domingo, espera-se que o acesso ao documento já esteja estabilizado.
A Anvisa ainda frisa que a dispensa temporária da apresentação do documento não isenta os viajantes de cumprirem com as demais normas sanitárias vigentes para entrar no Brasil, como a apresentação do passaporte da vacina para maiores de 12 anos.
Esta não é a primeira vez que o sistema que disponibiliza a DSV passa por dificuldades. No fim de novembro, o site saiu do ar.
O documento, onde o passageiro oferece suas informações de saúde e se compromete a respeitar os protocolos sanitários do país, é exigido para a entrada no Brasil desde 30 de dezembro de 2020, como ferramenta de controle da pandemia.
Junto ao formulário e ao comprovante de vacinação deve ser apresentado ainda o resultado negativo de um exame para a covid-19: caso o teste seja de antígeno, a coleta deve ter sido realizada até 24 horas antes do embarque e, em caso de PCR, até 72 horas antes. ambos são
A Anvisa orienta que a DSV deve ser preenchida exclusivamente online até 72 horas antes do embarque no voo para o Brasil, portanto, é essencial não deixar o documento para a última hora para evitar transtornos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.