Topo

Adeus, bagunça! Veja soluções de decoração para deixar a casa em ordem

A designer de interiores Carolina Bordonco desenvolveu armários para armazenar os acessórios da área de serviço e roupeiro, camuflados na marcenaria da sala de TV - Kadu Lopes/Divulgação
A designer de interiores Carolina Bordonco desenvolveu armários para armazenar os acessórios da área de serviço e roupeiro, camuflados na marcenaria da sala de TV Imagem: Kadu Lopes/Divulgação

Janaína Silva

Colaboração para Nossa

25/02/2022 04h00

Já aconteceu com todo mundo: procurar algum objeto, documento ou peça de roupa, não encontrar e descobrir, muitos dias depois, que o item estava engavetado ou esquecido em um lugar qualquer.

Perder tempo em busca de algo que não sabe onde está leva à frustração e, certamente, adiciona estresse desnecessário. Dessa forma, as boas ideias para organização impactam a rotina de um lar e, também, a produtividade. Além disso, a bagunça esconde a sujeira. Uma área desorganizada dificulta a limpeza.

Por onde começar?

Para que a casa seja funcional, antes de tudo, é preciso compreender o estilo de vida dos moradores — hábitos, preferências e gostos — a fim de que as alternativas façam sentido e adicionem, de fato, praticidade às tarefas diárias.

Manter a casa arrumada requer metodologia e treino. O primeiro ponto é entender os motivos que levam a ficar bagunçada. As arquitetas do VilaVille Arquitetura explicam que há as pessoas que não possuem o hábito de deixar os objetos setorizados; os que possuem falta de espaço e, por último, os que não sabem como aproveitá-los.

Decoração aliada

Cada caso exigirá uma estratégia, mas a boa notícia é que existem diferentes soluções decorativas que ajudam a manter os itens arrumados, desde caixas com visores que permitem saber rapidamente o que está armazenado. Há também modelos com divisórias internas e, para as gavetas, colmeias deixam os itens separados e de fácil visualização.

Armários armazenam acessórios da área de serviço e roupeiro, camuflados na marcenaria da sala de TV - Kadu Lopes/Divulgação - Kadu Lopes/Divulgação
Armários armazenam acessórios da área de serviço e roupeiro, camuflados na marcenaria da sala de TV
Imagem: Kadu Lopes/Divulgação

A marcenaria planejada, sempre que possível, é alternativa que permite resolver os problemas de espaço e armazenagem. As prateleiras no interior dos móveis na cozinha são versáteis desde que dimensionadas pensando-se nos utensílios que serão dispostos nelas, aproveitando melhor as medidas.

As fitas adesivas são ideais para identificar os recipientes e todos os objetos que estão sendo organizados, assim, torna-se mais rápido procurar algo específico. Na despensa, a estratégia pode incluir a data de validade e evitar o desperdício de alimentos.

No banheiro, um toalheiro muito comum na hotelaria, que armazena toalhas na parte superior, supre a ausência de locais nos armários. Nichos e divisórias de acrílico também são bem-vindos.

Nichos são versáteis para divisão e organização - JP Image/Divulgação - JP Image/Divulgação
Nichos são versáteis para divisão e organização
Imagem: JP Image/Divulgação

Para os dormitórios infantis, por exemplo, cestas para brinquedos são indicadas para guardá-los após a diversão. Cores e personalização deixam a hora da arrumação mais lúdica para os pequenos.

Na entrada da morada, locais específicos para carteiras, celulares, chaves e com tomadas para facilitar o carregamento dos aparelhos colaboram na hora de sair de casa.

A ideia do escritório Estúdio Maré foi inserir ganchos no hall de entrada para deixar à mão bolsas, mochilas e casacos, assegurando a arrumação sem muito esforço  - Felco/Divulgação - Felco/Divulgação
A ideia do escritório Estúdio Maré foi inserir ganchos no hall de entrada para deixar à mão bolsas, mochilas e casacos, assegurando a arrumação sem muito esforço
Imagem: Felco/Divulgação

Proporcionalidade

As especialistas esclarecem que no planejamento é fundamental pensar na quantidade de elementos para cada ambiente, como quantos vestidos cabem no guarda-roupa. A aquisição sem critério de novos produtos coloca tudo a perder mesmo com uma casa absolutamente planejada.

Categorizar

Uma dica para não acumular produtos iguais é colocá-los na mesma categoria em um único lugar. Antes de comprar um utensílio novo, dar a destinação correta do anterior, isso vale para eletrodomésticos, guarda-chuvas, bolsas e, até, mochilas infantis.

De tempos em tempos, vale a pena rever a ordenação e procurar por itens que não são mais necessários. No caso das roupas, funciona para muitos retirar as peças que não são usadas há mais tempo.

No projeto das arquitetas do Vila Ville Arquitetura, os baús organizadores dão um ar vintage aos cômodos e acondicionam documentos e fotografias que não exigem manuseio diário - JP Image/Divulgação - JP Image/Divulgação
No projeto das arquitetas do Vila Ville Arquitetura, os baús organizadores dão um ar vintage aos cômodos e acondicionam documentos e fotografias que não exigem manuseio diário
Imagem: JP Image/Divulgação

No caso de casas mais enxutas, pode-se guardar as vestimentas de outras estações separadas e tirá-las quando as temperaturas começam a mudar. É momento também de verificar a necessidade de ajustes.

Fontes: Carolina Bordonco (@carolinabordoncointeriores), Estúdio Maré (@estudiomare), Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, do VilaVille Arquitetura (@vilaville.aquitetura), e Thaís Ruiz (@vida_de_arquiteta).