Topo

Um mergulho nas belas cachoeiras e rios de Maquiné, no litoral gaúcho

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

27/02/2022 04h00Atualizada em 01/03/2022 09h29

Conhecida como o destino litorâneo sem orla marítima, a pequena cidade gaúcha de Maquiné, abraçada por um complexo de rios e lagoas, foi a parada do último episódio de Cozinha por Aí, a nova websérie de Nossa.

Uma das atrações naturais mais populares desse destino aos pés da Serra do Mar, a 130 quilômetros de Porto Alegre, é a Cascata do Garapiá, uma queda de 12 metros de altura que deságua em uma piscina natural de águas claras com até três metros de profundidade.

Cascata do Garapiá: queda de 12 metros de altura e piscina natural - Prefeitura de Maquiné/Divulgação - Prefeitura de Maquiné/Divulgação
Cascata do Garapiá: queda de 12 metros de altura e piscina natural
Imagem: Prefeitura de Maquiné/Divulgação

Rodeado por um paredão rochoso em forma de ferradura, o atrativo fica a 12 quilômetros do centro de Maquiné, na localidade de Barra do Ouro, cujo acesso de carro é por uma estrada de terra em que o visitante também faz uma pequena trilha a pé até a cachoeira.

É um silêncio total, em meio à natureza", descreve Gustavo Waisman Igor, 24, que costuma ir ao atrativo de bicicleta.

Trilhas levam à Cascata do Garapiá. Na chegada, um banho gelado para refrescar - Prefeitura de Maquiné/Divulgação - Prefeitura de Maquiné/Divulgação
Trilhas levam à Cascata do Garapiá. Na chegada, um banho gelado para refrescar
Imagem: Prefeitura de Maquiné/Divulgação

Esse gaúcho de Porto Alegre sugere que a visita seja feita em dias quentes, pois a água da cachoeira é bem gelada. "Em dias de vento, é de congelar", avisa.

A cidade de cerca de sete mil habitantes é conhecida ainda pelas fazendas às margens da Lagoa das Malvas, que podem ser acessadas de barco, via rio Tramandaí, a partir dos municípios de Imbé ou Osório. Entre as atividades é possível praticar caiaque e stand up paddle.

Vista aérea captada no programa "Cozinha por aí" (veja mais imagens no vídeo que abre a reportagem) - Pedro de Bem/UOL - Pedro de Bem/UOL
Vista aérea captada no programa "Cozinha por aí" (veja mais imagens no vídeo que abre a reportagem)
Imagem: Pedro de Bem/UOL

E para ver tudo aquilo do alto e bem perto do centro de Maquiné, Gustavo recomenda também o Morro da Borússia, que abriga uma plataforma com vista panorâmica das lagoas e com acesso de carro ou por trilha.

Morro da Borússia: rampa de voo livre e vista para a cidade de Osório e as paisagens da região - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Morro da Borússia: rampa de voo livre e vista para a cidade de Osório e as paisagens da região
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Nesse morro, equipado com uma rampa de voo livre, é possível ver ainda o parque eólico de Osório, cidade conhecida como a "Terra dos Bons Ventos" e endereço do maior complexo de produção de energia do gênero no hemisfério sul.

Água e mais água

O passeio até a Garapiá pode ser combinado com a Cascata da Forqueta, a oito quilômetros dali, aproximadamente.

Menos procurada por conta da trilha por mata fechada e cruzamento de rio, essa queda de 70 metros de altura pode ser acessada com uma caminhada de nível moderado, porém nem sempre com sinalização adequada para os visitantes.

Com acesso por trilha mais fechada, a Cascata da Forqueta é menos procurada - Prefeitura de Maquiné/Divulgação - Prefeitura de Maquiné/Divulgação
Com acesso por trilha mais fechada, a Cascata da Forqueta é menos procurada
Imagem: Prefeitura de Maquiné/Divulgação

Para os mais dispostos, a vizinha Três Forquilhas é a cidade que guarda a imponente Cascata da Pedra Branca, com vista pelo setor inferior dessa queda de 120 metros ou pelo topo, onde fica uma piscina natural de borda infinita aberta à visitação.

O acesso é pela Rota do Sol (ERS-486) que dá acesso ao trecho de 15 quilômetros por uma estrada de terra que termina na área da cachoeira.

Balneário Municipal de Maquiné: para relaxar em meio à natureza - Prefeitura de Maquiné/Divulgação - Prefeitura de Maquiné/Divulgação
Balneário Municipal de Maquiné: para relaxar em meio à natureza
Imagem: Prefeitura de Maquiné/Divulgação

Para quem não quer ir muito longe, porém, a dois quilômetros do centro de Maquiné fica também o Balneário Municipal, cortado pelo rio que dá nome à cidade e tem estrutura de camping, quiosques e banheiros.

Quem sabe ali você não anima a fazer um dos espetinhos peixe na brasa como o que Pedro de Bem (@rakun.p) ensina a fazer no episódio do programa gravado em Maquiné.

Cozinha por aí

O programa mescla paisagens como essa, em Maquiné, a boas receitas feitas ao ar livre - Cozinha por aí/UOL - Cozinha por aí/UOL
O programa mescla paisagens como essa, em Maquiné, a boas receitas feitas ao ar livre
Imagem: Cozinha por aí/UOL

Verão é sinônimo de viagem, praia, cachoeiras e natureza. E também pede receitas práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).