Churrasco barato: seis opções para fazer a festa mesmo com grana curta
Passar mais um Carnaval sem festas e bloquinhos de rua é desilusão suficiente para os "quarenteners" que, ainda por cima, viram o seu poder de compra diminuir para valer em dois anos de pandemia. Para salvar ao menos a alegria de fazer churrasco, selecionamos seis opções de preparo na grelha para quando a grana está curta.
Todos usam carne bovina, grelhada, recheada ou moída, e configuram alternativas saborosas. Veja quais cortes comprar e aprenda a trabalhá-los na churrasqueira com a ajuda de especialistas no guia abaixo.
Fraldinha recheada
Preparar receitas criativas é uma boa maneira de fazer o churrasco render e, consecutivamente, economizar. José Almiro, do canal de YouTube Churrasqueadas, faz uma fraldinha subir de cinco para oito porções recheando, enrolando e amarrando a carne num barbante.
O corte precisa assar em braseiro médio (40 centímetros da brasa) por 40 minutos de um lado e outros 40 minutos do outro. No interior, vão bacon, queijo (coalho, muçarela ou parmesão fresco), pimentão e o que mais você quiser.
Assista ao vídeo e aprenda:
Peixinho
Espécie de filé-mignon "fake", o corte extraído da paleta, no dianteiro do boi, lembra um peixe pelo formato. É conhecido ter uma carne mais fina, mas pode surpreender se preparado da maneira correta.
Larissa Morales, da página Larica na Brasa, indica retirar o tecido conjuntivo que fica no meio da peça e preparar como se fosse um rosbife.
Tempere a peça com sal de parrilla e pimenta-do-reino e leve-a para a brasa acesa em fogo alto. Sele o corte por completo e, na sequência, suba para a parte mais alta da churrasqueira. Asse por mais 7 minutos cada lado.
Por fim, embrulhe em papel alumínio e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de servir. Dica: quanto mais fino cortar, mais gostoso será de mastigar.
Kafta
A kafta é um prato certeiro para tocar o coração de "carnívoros" usando a carne moída de sua preferência. Vale fraldinha, coxão mole, patinho e o que mais couber no bolso.
O segredo está em temperá-la no capricho com pimenta síria, cebola, alho e hortelã antes de dar a forma tradicional da comida árabe.
Clique na imagem abaixo e veja o passo a passo completo da receita típica:
Quem estiver a fim de inovar pode montar a carne como se fosse um envelope e rechear de muçarela e catupiry. Assista ao vídeo:
Bananinha
Nunca ouviu falar nesse corte? Trata-se de uma tirinha arredonda, com cerca de 4 centímetros, extraída do contrafilé. Segundo a parrilleira Camila Miyahara, é a opção perfeita para uma "entrada churrasqueira".
A carne conta com camadas de membrana e sebo que devem ser retiradas pelo açougueiro ou em casa e exige uma brasa bem quente durante o preparo.
Certifique-se de que a temperatura está boa colocando a mão onde a carne ficará e contando até cinco. Se não aguentar mais, está quente o suficiente e, portanto, correto. Caso contrário, reforce o braseiro.
Antes de colocar no fogo, tempere com sal e pimenta ou molho barbecue. "Ao colocar na brasa, deixe dourar bem dos quatro lados até a gordura ficar douradinha e crocante".
O tempo de selar a peça por inteiro é o suficiente para garantir que ela está assada. Quem quiser, pode acomodar as bananinhas num espeto e seguir o mesmo processo.
Hambúrguer
Os hambúrgueres mais surpreendentes e econômicos costumam ser formados pelas peças do dianteiro do boi. "Via de regra, essas carnes são mais baratas que as do traseiro porque costumam ser mais duras, o que não é um problema pensando em hambúrguer", diz Guilherme Mora, sócio do Osso Smash House.
Como sugestão de blend, ele aposta em acém e peito, na proporção de 40% e 60%, respectivamente. "Ambas as carnes são muito saborosas. O acém dá o 'volume' e o peito fica responsável por fornecer a gordura".
Quer mais uma opção? O sócio das hamburguerias Guarita Burger e Patties, Greigor Caisley, sugere colocar só acém ou fazer meio a meio com costela, outra opção barata e com bastante gordura.
Peça para o açougueiro moer os cortes duas vezes e molde-os em casa no tamanho que prefere. Vale a pena pesar para ter um resultado mais profissional.
Miolo de Paleta
Muita gente ainda acha que é carne de segunda, mas apesar de ser um corte do dianteiro, é macio e saboroso. Antes de fazer qualquer coisa, porém, é necessário retirar o nervo que percorre toda a peça.
Luan Verati, chef do restaurante do açougue Feed (São Paulo), conta que o preparo é rápido e fica melhor na grelha que no espeto. Para temperar, basta sal grosso e pimenta preta moída.
Coloque o corte num braseiro com 15 centímetros de distância, doure e vire após três minutos. Espere mais três minutos, vire novamente e deixe a carne descansar por um minuto e meio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.