Parque de tulipas na Holanda oferece vista para 7 milhões de flores
Para a população de Lisse, na Holanda, a vida são flores (pelo menos durante oito semanas por ano). Com a chegada da primavera na Europa, essa cidade de cerca de 22 mil habitantes vê a paisagem transformada por milhares de tulipas no Keukenhof, uma área com 32 hectares de jardins, a cerca de 40 quilômetros de Amsterdã.
Anualmente, o parque abre uma única vez para que o público possa ver seus sete milhões de bulbos de flores e mais de 800 tipos diferentes que começaram a ser plantados em outubro do ano anterior.
E os números exagerados não param por aí.
No Keukenhof, as plantas são fornecidas por quase 100 expositores, como lírios e orquídeas, cerca de 7 mil quilos de grama são semeados por temporada e seus jardins abrigam 2.500 árvores ao longo de 15 quilômetros de trilhas.
Sem falar no moinho de 1892 e no castelo que fica em uma área de 240 hectares com 15 monumentos históricos nacionais.
Ativo até na pandemia
O atrativo mais popular da cidade movimentou o turismo local até mesmo quando esteve fechado.
As visitais virtuais ocorridas durante o período de lockdown atraíram 20 milhões de pessoas. Durante o teste de abertura presencial, também em 2021, o parque recebeu 27 mil visitantes, em apenas seis dias.
Dividido por áreas temáticas, como os espaços com plantações de chá verde e palmeiras, o parque surpreende também com um jardim histórico com autênticas tulipas dos séculos 16 e 17 que retratam os 400 anos de cultivo dessa planta na Holanda.
De acordo com o diretor do parque, Bart Siemerink, a primavera no Keukenhof marca o início do turismo internacional na Holanda. Assim que as vendas tiveram início, ainda segundo Siemerink, o local vendeu 15 mil ingressos em poucas horas.
Fechado nos últimos meses por conta da pandemia, o Keukenhof funcionará de 24 de março a 15 de maio e espera receber cerca de um milhão de visitantes, em 2022.
Flor com arte
O tema da exposição temporária deste ano será 'Flower Classics' ('Clássico das Flores', em tradução literal) e terá como inspiração o quadro 'Moça com o Brinco de Pérola', do pintor holandês Johannes Vermeer.
Em exposição no museu Mauritshuis, em Haia, a 30 quilômetros do parque, a obra é uma das que serviram de inspiração para a criação dos jardins com réplicas de quadros, cujo destaque dessa edição é um mosaico feito com 50 mil bulbos de flores.
"Há séculos, as flores são símbolos clássicos usados nas artes, como nas várias obras expostas no [museu] Mauritshuis", explica Siemerink em nota, em referência a esse museu localizado em Haia, também na Holanda.
A propriedade onde funciona o parque foi residência da condessa Jaqueline da Baviera, no século 15, onde ela cultivava e colhia ervas. Daí o nome do local, Keukenhof, algo como ("Horta da Cozinha", em português).
Com projeto paisagístico que data de 1865, assinado pelos mesmos arquitetos do Vondelpark, em Amsterdã, o parque de tulipas é aberto ao público há mais de 70 anos, cuja inauguração recebeu 236 mil visitantes.
Atualmente, o local é conhecido também pelas instalações com obras feitas por 25 artistas e espalhadas entre os jardins de tulipas.
Mais flores
A temporada na região é inspiração até para um desfile de… flores.
O Bloemencorso, que este ano acontece de 20 a 24 de abril, é uma parada em que carros alegóricos decorados com flores circulam por cidades vizinhas como Hillegom, Sassenheim e Lisse, endereço do parque Keukenhof.
Nessa espécie de Carnaval de rua holandês, cada cidade participante projeta um carro temático que será exibido ao longo de um trajeto de 42 quilômetros. Até o parque Keukenhof tem seu próprio carro alegórico, cujo tema da edição do ano passado era "Liberdade para Viajar".
Na vizinha Noordwijkerhout, no dia 22 de abril, acontece também um desfile noturno de menores proporções, com os carros alegóricos iluminados.
Serviço
Keukenhof
De 24 de março a 15 de maio, das 8h às 19h30
ingresso: 18.50 euros
www.keukenhof.nl
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.