Topo

Governo da Ucrânia pede que Rússia não destrua Catedral de Santa Sofia

Catedral de Santa Sofia, em Kiev - Konoplytska/Getty Images
Catedral de Santa Sofia, em Kiev Imagem: Konoplytska/Getty Images

De Nossa

02/03/2022 10h56

Representantes do governo ucraniano fizeram um apelo nas redes sociais nesta terça-feira (1º) para que a Rússia não destrua a Catedral de Santa Sofia, em Kiev.

Segundo informações obtidas pelo serviço de inteligência da Ucrânia, a igreja — que é um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco — seria o alvo dos próximos ataques aéreos no país.

"A Catedral do século 11 é uma pérola da Ucrânia. Apelamos aos russos: não cometam este crime!", pediu a Embaixada da Ucrânia no Vaticano.

A Catedral de Santa Sofia de Kiev foi batizada em homenagem à antiga Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia), construída no século 6 em Constantinopla, hoje conhecida como Istambul, na Turquia.

Suas obras teriam começado em 1037, mas foram necessárias duas décadas até que ela fosse finalizada. Há diversas teorias para os motivos da construção, mas sua grandeza atravessou séculos e, em 2011, no seu milésimo aniversário, ela foi reconhecida pelas Nações Unidas.

Interior da Catedral de Santa Sofia, em Kiev - diegograndi/Getty Images - diegograndi/Getty Images
Interior da Catedral de Santa Sofia, em Kiev
Imagem: diegograndi/Getty Images

A estrutura possui cinco naves, cinco absides e 13 cúpulas, uma raridade para a arquitetura bizantina. Ela é rodeada por galerias de dois andares em três de seus lados e seu interior conta com mosaicos e afrescos da época, incluindo um que retrata a família de Yaroslav, o Sábio, príncipe de Kiev e fundador da catedral.