Caponata de berinjela: receita é petisco fácil para servir ou presentear
Perfeita para receber amigos em casa ou presentear alguém, a caponata é um petisco fácil de fazer. Basta fatiar berinjela, pimentões coloridos, cebola, abobrinha e levar os legumes ao forno com temperos. Está praticamente pronto!
Uma cabeça de alho cortada ao meio e pimenta dedo-de-moça fazem a diferença para quem gosta de comida com intensidade de sabor. Já ervas frescas, como alecrim, tomilho, manjericão e orégano, vão bem para dar frescor ao finalizar a pedida regada em azeite.
Quem cedeu a receita a Nossa foi Graciela Martins. A cozinheira porto-alegrense compartilhou o preparo no blog A Graça na Cozinha, mas aprendeu a fazer caponata bem antes disso.
É um petisco queridinho das minhas amigas. Quando servi pelas primeiras vezes, até quem não comia berinjelas passou a gostar".
Recebido de bocas abertas, o antepasto de berinjela se tornou um item de venda que impulsionou a história de Graciela com a cozinha.
Confira a receita completa clicando na imagem abaixo:
De mordida em mordida
Graciela aprendeu a cozinhar com os pais e a avó subindo num banquinho em frente à pia para observar os adultos e cresceu celebrando momentos ao redor da comida.
A atividade, porém, demorou a tomar cara de profissão. Antes, ela foi secretária e trabalhou em setores administrativos do terceiro setor.
"Uma hora o amor pela cozinha falou mais alto. Estava com meus filhos pequenos em casa e comecei a fazer doces para vender".
Primeiro, ela foi de porta em porta de loja oferecendo as guloseimas e, depois, passou a cozinhar conforme recebia encomendas. Os quitutes incluíam salgadinhos para festas e marmitas congeladas.
Apareceram pequenos eventos e montei uma empresa. Quando a coisa cresceu, percebi que precisava estudar. Só amar a cozinha não é o suficiente".
Ela mergulhou de vez no ramo. Fez cursos do Senac e estágios em São Paulo, onde trabalhou com Rodrigo Oliveira no Mocotó e conheceu o chef gaúcho Marcos Livi, com quem passou um ano realizando eventos no Sul do país.
Para dividir os aprendizados com mais gente, ela criou o blog e Instagram "A Graça na Cozinha". "Foi tudo muito orgânico. Aos poucos, fui compartilhando mais sobre a minha vida. Onde comia, onde me hospedava..."
Além de ganhar dinheiro com publicidade nas redes sociais e trabalhar com criação de conteúdo para marcas, Graciela presta consultorias, faz treinamentos corporativos por meio da culinária e toca um projeto do coração, que promove educação alimentar para crianças através do contato com o alimento, da horta ao fogão.
"É incrível como as crianças se desenvolvem autoestima, coordenação motora, relacionamento interpessoal e pensamento lógico na cozinha".
De acordo com ela, todos seus esforços profissionais estão voltados para um mesmo objetivo: promover o retorno da cozinha com afeto.
"Tenho muitas memórias da família toda fazendo uma geleia com figos. Hoje, não existe mais o valor da mesa, o momento de comunhão. As pessoas comem olhando para uma tela qualquer".
Confira o passo a passo em vídeo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.