Calcinha à mostra é tendência que já domina ruas e passarelas da Europa
Há um ano, podemos dizer que o recorte pélvico foi uma das grandes tendências nos looks. As peças com tecidos que deixavam parte da cintura à mostra ganharam o mundo dos famosos, desde Dua Lipa até Luísa Sonza.
Com essa ascensão, as calcinhas começaram a deixar de ser tão íntimas e caminharam como uma tendência: estar à mostra e criar, de forma adaptada, o recorte pélvico.
O caminho trilhado em 2021 por esse estilo abriu espaço para que as calcinhas começassem a fazer parte dos looks de forma efetiva. No entanto, isso não é tão novo. Na verdade, só ganhou força.
Prova disso é que, se voltarmos ao Met Gala realizado em 2019, lá estava Hailey Bieber. A modelo desfilou o tapete vermelho do baile da gala com um vestido longo rosa de Alexander Wang e, ao se virar de costas para os fotógrafos, exibia as alças da peça íntima com o nome da grife em brilhante.
Ao voltar ainda mais no tempo, em uma festá pós-Oscar organizada pela Vanity Fair, a atriz Gillian Anderson era visionária ao posar para as fotos com o look aberto nas costas.
Longe dos red carpets não é diferente. A cantora britânica Dua Lipa é uma das que investem no uso das peças íntimas como uma declaração de moda — e sobretudo, de certa forma, poder. Fotografada por paparazzi ou nas redes sociais, a voz de "Levitating" impulsionava o uso da peça íntima como uma trend.
Jennifer Lopez, neste mesmo caminho, aparecia com a calcinha exposta no set de filmagem de "Uma Nova Chance" (2018) com calças Natasha Zinko. Enquanto isso, no Instagram, Kim Kardashian fazia a já clássica pose para seus milhões de seguidores, destacando a peça íntima na cor vermelha.
Não podemos deixar de citar ainda a mais nova estrela da moda: Julia Fox.
Enquanto caminha para ser uma das favoritas das grifes, após um relacionamento relâmpago com Kanye West, a atriz fez da peça íntima a estrela do look em duas ocasiões: a primeira delas em um jantar com o ex-namorado, Ye, como o artista prefere ser chamado agora, e ao prestigiar a Semana de Moda de Milão.
Nessa última ocasião, no melhor de sua versão dominatrix.
Como a moda está se apropriando da tendência?
A visibilidade nas passarelas
"É importante notar como as marcas estão explorando um caminho, algumas vezes inverso: colocar o que estava nas ruas como parte de suas identidades", explica a consultora de moda Nicole Munhoz para Nossa. A especialista ainda completa:
É a volta, já consolidada, do sexy pós-pandêmico, se assim podemos chamar"
Na mais recente edição da Semana de Moda de Londres, há menos de um mês, uma das designers a investir na ascensão das calcinhas como parte dos looks foi Nensi Dojaka.
Reconhecida por vencer o Prêmio LVMH em 2021 — considerado o maior reconhecimento aos estilistas —, a artista, que já vestiu desde Bella Hadid até a brasileira Bruna Marquezine, mostrou a peça íntima em um traje que parecia criar um híbrido entre o escritório e o casual.
Isso sem deixar de lado os recortes e transparências no top, o que já é uma de suas marcas registradas e criou favoritismo entre as famosas.
Em uma versão ainda mais chamativa, a estilista indiana-britânica Supriya Lele pegou carona no boom das calças de cintura baixa, sucesso também nos anos 2000, para um look em que a renda da peça íntima desenhava um coração na região inferior do abdômen da modelo.
A migração das ruas para as passarelas é reforçada ainda em seus dizeres sobre a coleção Ready-to-Wear: "Muito disso vem do meu guarda-roupa. Demorei um pouco porque é importante reservar um tempo para fazer essas coisas corretamente — esperei para fazer roupas apropriadas".
Já na Semana de Moda de Paris, enquanto a Off-White se despedia mais uma vez de Virgil Abloh, estilista e fundador da marca que morreu em novembro de 2021, lá estavam as calcinhas à mostra.
No desfile, no dia 28 de fevereiro, as peças íntimas foram interpretadas a partir de um visual do streetwear único, idealizado por Abloh. Sem deixar de lado a grafia da marca, que estampa as laterais.
Entre os convidados da Off-White, a presença de Rihanna era um dos destaques. Dona da própria marca de lingeries e vista deixando essa peça à mostra para o desfile da Dior, já podemos esperar por um look com a tendência durante a sua gravidez. Por sinal, a gestação mais fashionista já que tivemos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.