Sushi fluorescente? Estúdio de design cria receita que brilha no escuro
Já imaginou provar um sushi fluorescente? Pois foi exatamente com o propósito de oferecer uma experiência gastronômica única e inusitada que o estúdio de design Bompas & Parr desenvolveu receitas de pratos famosos culinária japonesa que brilham no escuro.
Autodenominados "arquitetos de comida", eles levaram a novidade a um pop-up sushi bar dentro do festival de música e entretenimento Mother of the Nation, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que funcionou apenas entre os dias 9 e 18 de dezembro.
O resultado foi possível graças à combinação de luz negra — já comum em baladas por aqui — no local do evento e ingredientes bioluminescentes presentes tanto nos coquetéis quanto nos pratos do cardápio, que incluiu niguiri rosa fluorescente e maki em tons de azul e verde neon.
"Funciona apenas com comidas [e bebidas] específicas, como água tônica, bananas, pimentas e mel, e com a vitamina B2", explicou Rian Coulter, gerente sênior de contas da Bompas & Parr ao site especializado em design Dezeen.
Ainda de acordo com o estúdio, cerca de 15% de todos os minerais são capazes de brilhar em cores vívidas quando estão sob este tipo de luz. Entre outros ingredientes com luminescência natural estão os peixes utilizados nos pratos japoneses, cogumelos e shiso, o manjericão japonês vermelho.
No entanto, para obter efeitos mais "exagerados", a equipe da cozinha usou extratos comestíveis e pigmentos, com o objetivo de misturar "o espírito da comida ao da criatividade", comemorou ainda um dos fundadores do estúdio, Harry Parr. "Estamos ainda mais prontos para brilhar!".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.