Rabanada recheada de doce de leite é simples de fazer e difícil de resistir
Por que fazer rabanada só no Natal e ficar o ano todo com vontade? Pedro de Bem, apresentador do Cozinha por aí, teve uma ideia e tanto para o episódio em que ele ensinou a fazer pizza da churrasqueira: aproveitar a brasa para tostar uma rabanada recheada de doce de leite.
Quem não tem churrasqueira em casa pode dourar o pão na frigideira sem problemas. O primeiro passo é misturar os ingredientes onde as fatias irão se banhar.
Junte ovos, gemas, leite, creme de leite fresco e tempere com açúcar mascavo, canela e sal. Quem gostar de noz-mocada vale a pena apostar na especiaria ralada na hora.
Na sequência, o doce de leite entra num saco de confeitar para rechear os pães através de um corte feito com delicadeza (assista ao vídeo no topo da matéria).
O resto do preparo você já sabe: mergulhar cada fatia na mistura de leite e dourar onde preferir. Para acompanhar a rabanada, Pedro sugere selar pêssegos em calda.
Apelidos para o pão de ontem
Tem pão sobrando em casa? Então aproveite-os para as rabanadas. Na França, o costume é tão comum que está até no nome do prato: pain perdu (pão perdido).
Nos Estados Unidos, a mesma receita pode ser encontrada como french toast. Em Portugal, são as fatias de ovos. A explicação é que, para ganhar vida nova, a ideia é lambuzar as fatias numa mistura feita de ovos.
A pedida tem ainda outros dois apelidos lusitanos: fatias douradas, porque quando são mergulhadas em óleo quente ficam crocantes e com cor de ouro, e fatias paridas, cuja explicação faz referência a uma mãe que pariu e, para alimentar o filho, coletava doações dos vizinhos. Com pão velho, leite, açúcar e ovos se fazia o delicioso doce.
Mais receitas
Se não é tão fã de doce de leite, aqui vai uma outra rabanada de dar água na boca. Com 30 minutos no total, o processo consiste em aproveitar o pão amanhecido para montar espécies de sanduíches com Nutella e leite Ninho e levá-los para fritar em óleo quente ou dourar no forno.
Também aprenda a fazer a sobremesa ao estilo português, combinada a doce de ovos. O creme típico faz parte da pastelaria (como chamam a confeitaria por lá) conventual, historicamente ligada aos conventos.
Cozinha por aí
Verão é sinônimo de viagem, praia, cachoeiras e natureza. E também pede receitas práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.