Turquia não exige mais teste de covid-19 de turistas; veja novas regras
A Turquia simplificou a entrada de turistas em seu território com o fim — quase total — do pacote de medidas restritivas de combate à pandemia.
Os novos protocolos, anunciados em coletiva à imprensa turca pelo Ministro da Saúde Fahrettin Koca, já estão em vigor e dispensam a apresentação de teste negativo para a covid-19 para a entrada no país, a menos que o visitante apresente sintomas comuns à doença.
Passageiros ainda são obrigados a usar máscara em aeronaves e aeroportos, mas estão dispensados da proteção em áreas abertas. No caso das fechadas, a liberação só é válida em espaços amplos e bem ventilados.
Os códigos HES, que possuíam de 10 a 12 dígitos e eram exigidos por autoridades para o acesso aos aeroportos e monitoramento da saúde dos visitantes, também foram extintos.
Estão liberados de quarentena ao entrar no país os passageiros que receberam ciclo vacinal completo com duas doses ou dose única de quaisquer vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde, como é o caso de cada uma das aplicadas no Brasil, há pelo menos 14 dias.
Também se incluem na liberação aqueles que apresentarem documento emitido por autoridades oficiais do país de origem comprovando que o viajante foi infectado pelo vírus nos últimos seis meses, a partir do 28º dia do primeiro positivo em um teste do tipo PCR.
Entre os não vacinados, estão liberados de quarentena aqueles que apresentarem o PCR negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas anteriores ao desembarque ou 48 horas no caso de testes rápidos de antígeno.
Menores de 12 anos são isentos de apresentar exames ou comprovante de vacinação. Todos os viajantes (exceto menores de 6 anos e aqueles que apenas farão escala no país) devem continuar, contudo a preencher o formulário de entrada na Turquia nas 72 horas anteriores ao voo.
Uma cópia impressa ou um print da tela do celular serão checados pelas autoridades aeroportuárias antes do embarque.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.