Apê alugado ganha ideias de baixo custo e cantos instagramáveis; inspire-se
Se para muita gente é difícil decorar um apê alugado, para a arquiteta Tatiane Malta é prato cheio para exercitar a criatividade. "Somos adeptos porque acreditamos que compensa investir nosso dinheiro e alugar", ela conta. Ao lado do noivo, Eduardo Mulato, Tati transformou esse apartamento no Ceará três anos atrás, assim que decidiram morar juntos.
"Colocamos como pauta a localização, a infraestrutura e os três quartos que ele tinha e o fato de ser um edifício feito para aluguel, o que diminui o medo de o proprietário pedir de volta, ou de não poder decorar como quiséssemos", diz. As únicas exigências da administração — não eliminar paredes e não alterar a varanda — foram superadas com ideias inspiradoras.
Há por exemplo móveis de gesso, que ela adesivou para dar um acabamento mais bonito. O mesmo material está na divisória de cobogó, que esconde a cozinha antes integrada à sala, o que não agradava Tati. "A partir dessa divisória coloquei jiboias para formar uma cortina natural. Virou o xodó do apartamento."
Cantinhos feitos para suspirar
Tudo por ali é instagramável, afinal, Tati compartilha imagens desde que a obra começou no perfil @tatimaltta e precisava que todos os ângulos colaborassem com o trabalho. "O espelho da sala reflete essa parede de cobogós. Eu amo". Na varanda, o sistema de parede verde em colmeias é outra ideia que pode ser levada para futuros apartamentos. "Amo meu jardim vertical, as pessoas param na rua e olham para ele", conta.
O imóvel já tinha mobiliário planejado na cozinha e nos banheiros. Para dar personalidade, veja o truque: mais adesivos cobrem o revestimento sem graça das portas dos armários. "No mais, fiz pintura nas paredes, cimento queimado, mudei tudo na iluminação. São coisas que vou poder levar ou que não custaram muito", diz.
Levando ao estilo industrial um visual leve e limpo, ela apostou nas cores preto, branco e cinza e adicionou elementos acolhedores - plantas, luz amarelada, texturas. Está nessa receita o segredo de um visual aconchegante, que ela recomenda. "Tudo aqui tem um significado pra mim. Minha casa conta uma história e isso é o que me faz feliz."
Dicas da Tati para dar personalidade ao apê alugado
- Alugado, mas com identidade. "Meu lema é que alugado pode ser ótimo. Você pode se sentir acolhido e dar a ele sua cara, basta querer. Quando nos sentimos bem em casa, tudo flui. Por isso passar as horas nele casa é uma delícia em momentos como o de isolamento social. Pense sempre em alternativas para fazer o cantinho ser sua cara, vale a pena."
- Cor. "Tinta transforma. Formas geométricas, adesivos e outras soluções são ótimas para mudar qualquer espaço. Aposte sem medo."
- Facilite. "Trabalhe com elementos que sejam fáceis de demolir, como gesso e metalon, que usei no meu closet. São materiais mais baratos que marcenaria e podem ser eliminados, caso o proprietário não queira, na devolução."
- Como descobrir seu estilo. "É preciso observar os elementos que você gosta, seu estilo de se vestir e traços da sua personalidade."
@s que me inspiram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.