Por que é importante preaquecer o forno? Veja como fazer (e quando tapear)
Os fornos modernos revelam no visor quando acabaram de preaquecer e ainda possuem variações automáticas de acordo com a receita. Para quem tem na cozinha um aparelho convencional (boa parte das pessoas), o processo é como um jogo de adivinhação.
Surgem dúvidas: preciso fazer mesmo? Faz quanto tempo que acendi? Será que já aqueceu? Precisa mesmo fazer isso? Michelle Marine, docente da área de gastronomia do Senac São Paulo, nos ajudou a responder as perguntas centrais sobre o tema.
Qual a função do preaquecimento?
Preaquecer o forno serve como uma artimanha para garantir a uniformidade da temperatura em todo o equipamento.
Isso, por consequência, uniformiza a ação do calor na comida. Ou seja, evita uma lasanha mais gratinada de um lado do que do outro ou um bolo mais alto atrás do que na frente.
Preaquecer o forno é necessário para uma cocção uniforme e para alcançar as características necessárias dos preparos".
Quanto tempo demora?
Cada produção culinária necessita de uma temperatura ideal. Quanto mais baixa ela é, mais rápido o seu forno vai cumprir a missão.
O único jeito de ter certeza que o processo acabou é com a ajuda de um termômetro. Para quem não tem, um tempo médio que abraça a maioria das receitas é de 20 minutos, segundo a publicação Bon Appétit.
Todo forno precisa de preaquecimento?
Nenhum forno atinge a temperatura magicamente, num piscar de olhos. "Até os melhores necessitam de um tempo mínimo entre 3 ou 4 minutos para preaquecer".
Os elétricos são rapidinhos. "Isso por conta da resistência e termostato. Já o forno a gás demora um pouco a mais".
O tamanho do aparelho também influencia. "Quanto maior for a capacidade, mais tempo vai demorar para preaquecer. Quanto menor, mais rápido".
Se não preaquecer, a receita dá errado?
Esse é o grande pulo do gato para os cozinheiros impacientes: alguns pratos dão certo mesmo se você contrariar o pedido de preaquecimento indicado na receita.
Qualquer comida que não envolva fermento ou bicarbonato, como um macarrão de forno, pode entrar no eletrodoméstico frio. Pratos com muita umidade, caso da lasanha e do escondidinho, e de longo cozimento também podem suportar aqueles 20 minutos extras.
Só não se arrisque em suprimir a etapa em tortas, bolos, pães, biscoitos e outros preparos que carecem de uma reação química imediata. Aí sim, você vai se dar mal.
Polêmica nas redes: até Paola se manifestou
No ano passado, um escritor 'sincerão' perguntou: "alguém REALMENTE preaquece o forno?". A questão, aparentemente simples, gerou um buzz no Twitter.
As letras maiúsculas na frase indicam que essa parte da receita costuma ser ignorada pelo cozinheiro amador. Pelo visto, ele não está sozinho nessa: mais de 12 mil pessoas curtiram o tweet e quase 3 mil repostaram a dúvida.
Veja alguns tweets, inclusive o da ex-jurada do MasterChef Paola Carosella:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.