Topo

Chef italiano inova com 'lasanha em pasta de dente' e mais pratos curiosos

A estranha lasanha em tubo de pasta de dente - Reprodução/Facebook/Valerio Braschi
A estranha lasanha em tubo de pasta de dente Imagem: Reprodução/Facebook/Valerio Braschi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/03/2022 04h00

A comida italiana é uma das mais amadas no mundo inteiro e capaz de conquistar diferentes gerações. Tendo isso em mente, um jovem chefe em Roma vem capturando a atenção do público ao reformular radicalmente pratos clássicos de sua nação e lhes dar novas possibilidades de um jeito criativo e, às vezes, bizarro.

O chef Valerio Braschi, 24, se tornou conhecido por transformar o seu Ristorante 1978, estabelecimento presente no Guia Michelin, em um laboratório de invenções gastronômicas, numa tentativa de surpreender paladares com experiências únicas. O exemplo mais famoso é a lasanha servida em um tubo semelhante ao das pastas de dente - ou de pomadas medicamentosas. E tem mais: ela é colocada em uma "escova de dentes" feita de massa de ovo.

Em entrevista à CNN, Braschi revela que sua intenção é chegar a lugares a que ninguém chegou e encontrar novidades no que pode parecer arriscado à primeira vista.

chef - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Chef Valerio Braschi
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

"Meu desejo de experimentar novos sabores e misturas ousadas criando novas combinações é infinito, não há fronteiras na culinária e acredito que você deve estar aberto a tudo", disse ele.

Além disso, o jovem italiano não tem medo de que suas invenções levem as pessoas a torcer o nariz pelas aparências, pois garante que o mais importante está nas sensações. "Quero que meus clientes fiquem boquiabertos com a visão dos meus pratos, e então pensem, assim que derem a primeira mordida: 'Oh, sim'. E que eles reconheçam esse sabor como a lasanha que as avós faziam em todos os finais de semana".

Conheça as receitas inusitadas do chef Braschi:

Lasanha em Tubetto (isso mesmo, em tubo)

O icônico prato do Ristorante 1978 consiste em uma mistura cremosa de ragu de carne, molho branco (bechamel) e noz-moscada. A lasanha cremosa é espremida de um tubo de pasta de dente em uma "escova de dentes", feita com massa de ovo assada no forno. Em seguida, essa lasanha nada convencional recebe uma generosa adição de queijo parmesão.

"A ideia é imitar o ritual de lavar os dentes com os ingredientes da lasanha. Meu irmão e eu adorávamos comer no café da manhã as sobras da geladeira. É algo que também traz lembranças da minha avó, é um gostinho dela", explicou Braschi.

Sachê de pizza marinara (a embalagem é comestível!)

Para Braschi, essa receita foi inspirada na paixão dos napolitanos por pizza e, especialmente, nos apressados que talvez desejem uma fatia de pizza durante a correria do trabalho.

Sachê de pizza - Reprodução/Valerio Braschi - Reprodução/Valerio Braschi
Sachê de pizza
Imagem: Reprodução/Valerio Braschi

O prato basicamente se parece com um pequeno saco plástico contendo pó colorido. Mas, os clientes podem colocar na boca sem preocupação, pois o sachê transparente é feito com papel de arroz e inodoro. Os sabores dos ingredientes de uma típica pizza marinara (massa, molho de tomate, azeite, orégano e alho) se dissolvem na boca, mas todos numa forma que ele define como "pulverizada".

Drink de carne

Um dos itens do cardápio de Braschi elaborado para o público carnívoro amante de bebidas quentes é a "xícara de bife".

Drink de carne - Reprodução/Valerio Braschi - Reprodução/Valerio Braschi
Drink de carne
Imagem: Reprodução/Valerio Braschi

A bebida abrange um pedaço de carne bovina que, posteriormente, foi convertido para o estado líquido e emulsionado com gordura de gado premium espanhol Rubia Gallega. O chef também diz que usa som para fragmentar a carne até transformá-la em um suco suculento.