Topo

De ilusão de nudez a peça que 'muda de cor': 5 vestidos que enganam a visão

Azul ou branco, recortes ousados e cintura invisível: peças fizeram sucesso ao confundir olhar na web  - Reprodução/Tumblr/TikTok
Azul ou branco, recortes ousados e cintura invisível: peças fizeram sucesso ao confundir olhar na web Imagem: Reprodução/Tumblr/TikTok

Pietra Carvalho

De Nossa, em São Paulo

20/03/2022 04h00

A influenciadora Elizabet Zauere fez sucesso na internet ao confundir a visão de usuários nas redes sociais. Com um vestido com recortes ousados, ela criou uma questão entre seus fãs sobre como a peça se sustentava no corpo com tão pouco tecido.

Mas, na verdade, as partes "nuas" do look eram cobertas por um tule no tom nude, que fica invisível nos vídeos de Zauere. As publicações somaram mais de 8 milhões de visualizações no TikTok em apenas um vídeo posando com o look.

Parte da coleção de vestidos da grife polonesa God Save Queens, a roupa foi exibida pela primeira vez por Elizabet no dia 24 de fevereiro. Mas outros modelitos já fizeram sucesso na internet ao confundir a visão e criar intriga nas redes sociais. Confira abaixo mais cinco exemplos:

1. O famoso vestido azul e preto. Ou branco e dourado?

Era fevereiro de 2015 quando o mundo inteiro quis saber: afinal, que cor era esse vestido? Azul e preto ou branco e dourado? A foto do objeto viralizou depois que a jovem escocesa Caitlin McNeill, na época com 21 anos, fez uma publicação em seu Tumblr. A princípio, a imagem foi postada no Facebook pelos próprios noivos do casamento que ela tocou. O vestido era da mãe da noiva e o casal não entrou em consenso sobre qual cor ele teria.

A dúvida tem explicação. Toda confusão das cores é causada pelo fenômeno conhecido como "ilusão de luminosidade", uma categoria de ilusão de ótica. No final, o vestido da marca Roman Originals era azul e preto.

foto 1 - Reprodução/Wired - Reprodução/Wired
A imagem original do vestido: que cores você vê?
Imagem: Reprodução/Wired

2. Comissão de frente

Quem também trouxe vestidos que deram o que falar foi o carnaval do Rio de Janeiro em 2010. Mais precisamente a escola de samba Unidos da Tijuca, a grande campeã do grupo especial daquele ano, sob o comando do carnavalesco Paulo Barros, com o enredo "É Segredo!".

A comissão de frente trouxe seis mulheres que, em questão de segundos, tinham roupas que mudavam de cores. Ao todo, foram seis trocas de roupa com muita ilusão na avenida.

foto 2 - Reprodução/ TV Globo - Reprodução/ TV Globo
Mulheres na comissão de frente da Unidos da Tijuca no Carnaval 2010 trocaram de roupa seis vezes em segundos
Imagem: Reprodução/ TV Globo

3. Essa cintura é sua?

Pode parecer irreal, mas o vestido que levou a essa lista custava apenas US$ 23,99 (cerca de R$ 135 na cotação atual). Alguém teria dúvidas de que ele esgotaria?

Todos os exemplares de um site norte-americano foram comprados depois de um vídeo postado por uma usuária identificada apenas como Jem. Ela apenas veste a roupa e amarra as alças frontais em frente ao abdômen.

"Garota, parece que você cortou metade das suas medidas em um segundo", comentou uma usuária. A cintura de Jem realmente parece encolher na hora. Confira:

4. Cor nude e ilusão

Em 2018, foi a vez de Kim Kardashian marcar sua passagem pelo tapete do People's Choice Awards com um look "ilusório". Ela usou um vestido nude da grife Jean Paul Gaultier com linhas que percorriam o formato do corpo da socialite. Foram esses desenhos os responsáveis por causar a ilusão de que o vestido tinha movimento próprio enquanto ela andava, o que não passou batido pelo público.

5. A perna de Angelina Jolie

Angelina Jolie escolheu um Versace para comparecer na 84ª edição do Oscar, em 2012. Contudo, o vestido era tão deslumbrante que sua fenda deixava sua perna direita quase que deslocada do corpo, a depender da pose que a atriz fazia. Não demorou muito para a pose virar meme e, nas horas seguintes, um perfil dedicado às pernas da atriz ganhou cerca de 15 mil seguidores no Twitter.