Gato influencer e tutora fogem da Ucrânia em meio à guerra: 'Não foi fácil'
Diante da escalada de violências na guerra na Ucrânia, muitos civis estão fugindo do país e levando consigo seus pets. Entre eles, escapou também Stepan, um famoso gato influencer que conquistou mais de um milhão de seguidores no Instagram e TikTok.
A dona do gato malhado de 13 anos, Anna, comunicou recentemente aos fãs do animal nas redes sociais que ela e sua família também se viram obrigados a deixar tudo para trás em busca de segurança. Neste momento, o gato e seus donos estão refugiados na França.
Em um post no Instagram, ela explicou as dificuldades que sua família e Stepan enfrentaram nos primeiros dias de ataques das tropas russas e como conseguiram fugir de sua cidade natal, Kharkiv, no nordeste do país, em direção à Polônia.
"Percebemos que a guerra havia chegado à nossa casa. No primeiro dia de bombardeios, as destruições foram mais graves. Os projéteis atingiram as casas vizinhas todos os dias, muitas delas queimaram diante de nossos olhos. Por algum milagre, nossa casa permaneceu segura exatamente por alguns dias", relatou a ucraniana.
"Passamos duas noites no porão e sem eletricidade por uma semana. Tivemos que ir ao porão do vizinho para carregar o telefone. Mais tarde, conseguimos sair da cidade. Voluntários de Kharkiv ajudaram nos levando para a estação ferroviária. Depois seguimos para a fronteira com a Polônia", acrescentou ela.
Anna também destacou que ela, seus familiares e o gato conseguiram seguir em direção à Europa ocidental com a ajuda da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros. Segundo a ucraniana, a organização havia reunido voluntários de vários cantos do mundo para dar suporte aos refugiados ucranianos.
"Na fronteira, ficamos na fila em uma passagem de pedestres. Havia muitas pessoas (entre 4 a 5 mil). Após 9 horas, conseguimos sair da Ucrânia. Quando chegamos à Polônia, recebemos ajuda dos influenciadores de Mônaco que fazem parte da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros", disse Anna.
A organização, que também elegeu Stephan como um dos maiores influenciadores de animais de estimação do mundo, conseguiu ajudar a família do pet a se refugiar legalmente na França e alugou um apartamento para eles morarem provisoriamente.
"Eles nos ajudaram a chegar à França e permanecer lá até o momento que poderemos voltar para casa. Estamos bem agora. Mas, nos preocupamos muito com nossos parentes na Ucrânia e faremos o melhor que pudermos para ajudar nosso país", acrescentou.
A porta-voz da Associação Mundial de Influenciadores e Blogueiros, Iryna Savchak, declarou que a operação de resgate de Stepan e sua família foi bastante complexa, mas se sente aliviada por eles estarem a salvo e longe do conflito.
"Não foi um trabalho fácil, mas em cada local estávamos sempre em contato com eles", disse Iryna. "Agora, estamos cuidando deles pessoalmente na França".
Pedido de paz
A conta do gato Stepan no Instagram também chamou a atenção por expor os danos que a guerra causou
Em um post, a família pediu recentemente em nome do gato pela paz. Eles escreveram: "A Ucrânia não quer uma guerra", ao lado de uma foto do pet com um coração com as cores da bandeira ucraniana acima da cabeça.
Stepan conquistou a fama nas redes sociais em novembro, quando a cantora norte-americana Britney Spears repostou um conteúdo do gato que foi curtido mais de um milhão de vezes. A modelo Hailey Bieber e a atriz Diane Kruger também são fãs e seguidoras de Stepan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.