O que é o Buraco Azul, no Ceará, local formado em 2019 onde turista morreu
O Buraco Azul, onde um turista paulista de 30 anos morreu ontem, é uma atração turística do município de Cruz, no litoral oeste do Ceará, a cerca de 35 km de Jericoacoara. O técnico de manutenção Uilgner dos Santos Rodrigues, 30, estava curtindo as férias no Ceará com a namorada quando se afogou na atração. O local atualmente integra os passeios do roteiro do lado leste da vila.
A "lagoa" surgiu após uma escavação para retirada de areia e barro, utilizados na construção da rodovia CE-182 nas proximidades do local. No entanto, com as fortes chuvas de 2019, a água acumulou na cratera e, pela cor azul-turquesa, começou a atrair visitantes de diferentes regiões do Brasil.
O Buraco Azul está a 5 km da Praia do Preá, a 11 km da Árvore da Preguiça e a cerca de 19 km da Pedra Furada, cartão postal da vila cearense.
O local conta com restaurante e banheiros, no entanto, segundo o ator Bruno Miranda, que participou do resgate do turista paulista, não há infraestrutura para segurança dos visitantes. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que o local não possuía ambulância de prontidão, indicações de segurança sobre profundidade ou presença de pedras e dispunha apenas de dois guarda-vidas para uma quantidade significativa de visitantes.
As pessoas começaram a pressionar uma empresa de táxi aéreo que opera no local, com um helicóptero, para que levasse com urgência o turista para um hospital. Mas o piloto se negava. Só quando as pessoas se revoltaram e começaram a quebrar tudo e ameaçar, ele decidiu colocar o rapaz no helicóptero e levar. Mas àquela altura ele já tinha os dedos roxos. Ele já devia estar morto.
Bruno Miranda, ator
No TripAdvisor, site em que viajantes trocam informações sobre diversos pontos turísticos pelo mundo, o Buraco Azul recebe nota 3,5 (de um total de 5). Entre as reclamações estão a de que não há controle de quantidade de pessoas, além do fato da água ser parada, podendo ficar suja e apresentar cor turva.
Após o acidente, o estabelecimento Buraco Azul Caiçara publicou uma nota de pesar e informou que o local estará fechado nos próximos dias.
O caso
O técnico de manutenção de equipamentos Uilgner dos Santos Rodrigues, 30, era morador do Guarujá, litoral de São Paulo, e estava no Ceará de férias. Ele morreu afogado na tarde de ontem, enquanto nadava no Buraco Azul, atração do município de Cruz, no litoral do Ceará.
O resgate durou cerca de 30 minutos e Uilgner chegou já sem vida à UPA de Jericoacoara, cerca de duas horas após o acidente.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, "o caso é acompanhado pela Delegacia Municipal de Cruz, unidade da PC-CE responsável pela região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.