Parque Nacional do Iguaçu ganhará teleférico e memorial a Santos Dumont
O Parque Nacional do Iguaçu, conhecido por suas imensas cataratas, ganhará mais atrações: entre elas, um teleférico e um memorial dedicado a Alberto Santos Dumont, o pai da aviação brasileira.
O pacote de novidades foi anunciado pelo Governo Federal nesta terça-feira (22) e deverá incluir um novo sistema de transporte interno e a revitalização de ciclovias de acesso ao complexo.
Também estão previstos serviços de manutenção de polos de visitação, edifícios e instalações dentro do parque nacional, melhoras de vigilância, segurança do patrimônio e treinamento da brigada de incêndio do local.
A intenção do projeto é atrair turistas — que geralmente chegam ao parque para conhecer as cataratas — a outro polos do parque, como o Rio Azul e as Ilhas do Iguaçu, pouco conhecidas. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Polo Cataratas recebeu mais de dois milhões de visitas em 2019, enquanto os demais polos tiveram pouco mais de dez mil no mesmo período.
Ainda não há previsão de entrega das obras, que serão tocadas pela Consórcio PNI — união das empresas Construcap e o Grupo Cataratas S.A., que já operava no Parque Nacional do Iguaçu — vencedores do leilão da concessão pública de serviços de visitação que aconteceu nesta terça na Bolsa de Valores de São Paulo.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, cerca de R$ 3,6 bilhões serão investidos no complexo durante os próximos 30 anos de concessão.
Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu, na Tríplice Fronteira (entre Paraguai, Argentina e Brasil) é a maior reserva remanescente da Mata Atlântica. Patrimônio Natural da Humanidade, ele é o segundo parque mais visitado do país — atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, no Rio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.