Tirar foto do fogão antes de viajar pode evitar estresse de férias; entenda
Já viajou e se perguntou se havia desligado o fogão, tirado o microondas da tomada, entre outros pequenos grandes estresses de sair de casa com mil detalhes a resolver?
Para evitar que a dúvida tire seu sono justamente quando deveria estar descansando, há um truque: criar uma pasta dentro do seu celular com fotos de cada eletrodoméstico já devidamente desligado e no estado em que você deixou antes das férias.
Assim, quando acontecer o momento de pânico instantâneo, você pode checar sua casa novamente a distância. A dica, da plataforma "truqueira" americana Lifehacker, faz sentido do ponto de vista científico.
Ao site "Psychology Today", o psicólogo Adam Radomsky, professor da Universidade de Concórdia, no Canadá explicou por que conferir a mangueira do gás no fogão diversas vezes antes da viagem não resolve o problema. Aliás, pode piorá-lo.
"Quanto mais você confere alguma coisa, menos vívida e menos detalhada a lembrança é e menos confiante nesta memória você fica. Conferir, que deveria deixá-lo mais tranquilo em relação ao que está acontecendo, dá menos certeza", disse.
Ele chegou a esta conclusão após realizar um experimento com seus alunos e pesquisadores, em que eles deveriam checar, repetidas vezes, um fogão elétrico no laboratório. Depois, eles foram submetidos a diversas perguntas para avaliar o quão clara era a sua lembrança da situação e se eles sabiam se o fogão estava ligado ou desligado.
Aqueles que haviam checado corretamente 10 ou 15 vezes até poderiam se lembrar como estava o fogão, mas sua memória era menos clara, possuía menos detalhes do que as dos colegas. Ou seja, como checaram demais, eles começaram a duvidar do que tinham visto.
Portanto, a foto poderia eliminar as dúvidas. No entanto, se o objetivo é diminuir a ansiedade, o professor Adam não recomenda nem mesmo o truque.
Em seu Twitter, ele respondeu a curiosos nesta segunda (21) que, embora ter uma foto seja prático — ou seja, garante que o fogão está desligado — ela ainda assim pode provocar aquela sensação de desconforto, em que, caso você a confira repetidas vezes, pode começar a duvidar da imagem.
Ou seja, o conhecimento é válido — use-o com sabedoria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.