Recorte na bunda e look gamer de Anitta: o papel da moda no hit "Envolver"
Acima dela, só ela. Anitta quebrou recordes históricos com o single "Envolver" — música em espanhol que alcançou o primeiro lugar entre as músicas mais ouvidas do mundo no Spotify, superando nomes como Dua Lipa, Elton John e Justin Bieber. E a moda tem a sua participação.
A começar pelos figurinos escolhidos para a divulgação da faixa, há algumas semanas, que rapidamente começou a explodir nas redes sociais.
Nos likes
Em um vídeo curto — de fácil e inteligente engajamento no Twitter e TikTok —, a cantora brasileira promovia espontaneamente o "Envolver Challenge", que hoje já ultrapassa 1,3 bilhão de visualizações na rede social dominada pela Geração Z.
O desafio, caracterizado pelo passo de dança em que Anitta abaixa o corpo e rebola o quadril, ganhava força com a fantasia usada pela cantora durante os shows do "Ensaios da Anitta".
O look, presente no primeiro vídeo a se popularizar, trazia asas de morcego nos braços, o tão falado recorte pélvico e deixava o bumbum de fora — o que se fez essencial.
Com o passar do tempo, o movimento, agora viral na internet, se repetia nas demais apresentações feitas por Anitta no Carnaval. Todas elas com figurinos feitos exclusivamente para a artista por meio do trabalho criativo de Clara Lima, com quem a artista trabalha desde 2019.
"A gente estava trabalhando com essa estética gamer. A ideia de criar um jogo para a Anitta, como se cada um dos figurinos fosse um avatar diferente", explica a designer e stylist em entrevista para Nossa. "Na verdade, é um recorte lá do Carnaval de 2020. Neste ano, a gente criou essa trademark [marca registrada] com o recorte no bumbum."
No Carnaval de 2020, fizemos figurinos inspirados em animais em extinção, por exemplo, e em todos eles eu fiz esses recortes na bunda. Foi algo muito replicado depois e que se tornou uma referência."
Clara Lima, designer de moda e stylist
Os conceitos por trás dos figurinos tinham como inspirações desde jogadores de futebol americano até piratas. Dentre quatorze realizados, apenas sete foram usados, em consequência da quantidade reduzida de shows. Os tecidos, por sua vez, flertavam com a moda digital e foram pensados minuciosamente para o palco: destacando-se com as luzes e acompanhando os movimentos feitos por Anitta.
"Tudo isso tem muita relevância para a criação. Desde o material até a estrutura. Como reforçar as partes do corpo onde ela se movimenta mais. Além de trazer muito da personalidade dela. É feito sob medida."
Pensamos no game, no jogador e no avatar, que trazem esse quesito de luta. Cada personagem é um personagem fantástico. Com características extraordinárias e que ultrapassam a normalidade."
Sobre o trabalho com Anitta, iniciado há três anos e que incluem looks como o do Rock in Rio, em 2019, Clara revela a abertura da cantora com seu processo criativo.
"A Anitta gosta muito de participar de todos os processos dos seus projetos", diz a designer. "Em relação aos figurinos, ela me dá muita liberdade para pensar no que pode ser o melhor."
Nos clipes
Em novembro de 2021, o lançamento do videoclipe oficial de "Envolver", dirigido pela própria Anitta, já transitava entre a moda do street style às grifes de relevância mundial.
Enquanto dança no salão sozinha, a cantora aparece com um moletom cropped da Adidas. calça preta e a calcinha à mostra. O styling com a peça íntima criava recortes laterais, deixando parte frontal do quadril exposta.
Logo depois, agora em luzes entre o azul e o rosa, Anitta coloca em prática o que parece ter ensaiado anteriormente. Para este momento, a roupa é elevada a outro nível. Assim como o vídeo por si só. A peça, com transparência e detalhes vazados, é uma criação de Rui Zhou.
Nascida na China e com a marca sediada em Nova York, nos Estados Unidos, Rui Zhou se destacou no Prêmio LVMH, em 2021 — considerado o mais importante da moda. A profissional recebeu o Prêmio Karl Lagerfeld, ao ser honrada como uma das jovens estilistas mais promissoras no mundo, ao abordar bodysuits sem gênero e adaptados aos movimentos do corpo.
O que se encaixa perfeitamente à proposta de "Envolver".
A faixa ganhou outros dois vídeos de divulgação desde o seu lançamento. O primeiro deles uma versão remix com a participação do cantor de reggaeton norte-americano Justin Quiles.
A parceria tinha como figurino um conjunto da Místress Rock em animal print, com estampa de listras de zebra. Em outro momento, Anitta veste um top e saia transparentes de Norma Kamali, designer reconhecida por trabalhar com o uso de tecidos fluidos.
Por fim, no mais recente clipe, lançado com exclusividade para o Facebook e que acompanha a ascensão do hit, Anitta apostou em um conjunto, que flerta com a tendência dos macacões — sucesso ao ser repaginado por Kim Kardashian ao lado da Balenciaga.
A versão usada pela brasileira é da Balmain, com estampa do monograma da casa de moda francesa, criado em 1970 e que combina a letra "P" e "B", ou seja, Pierre Balmain — fundador da grife.
O look, composto por um top de veludo e legging flocada, é vendido pela loja de departamentos norte-americana Saks Fifith Avenue, totalizando o valor de aproximadamente R$ 13,5 mil.
Além da música, Anitta parece estar costurando sua própria relação com a moda junto a carreira internacional.
Além de ditar tendências há tempos, como a fita adesiva em "Vai Malandra", a brasileira recentemente foi uma das convidadas do Met Gala, o red carpet mais célebre do universo fashion, e marcou presença em desfiles das principais grifes na Semana de Moda de Paris.
Com "Envolver", Anitta segue o desfile ao vestir um pouco do Brasil, com toques do Carnaval e funk.
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