Mjadra é prato milenar árabe com arroz, lentilha e cebola frita; aprenda
A primeira vez que a mjadra, prato de arroz, lentilha e cebola dourada, surgiu num livro de receitas foi em 1226, no Iraque. Acredita-se no entanto, que o seu consumo seja anterior à data.
Amplamente consumido no Oriente Médio, a especialidade ganhava carne quando reproduzida pelas classes mais altas. Foi a versão vegetariana, no entanto, que se espalhou pelo mundo.
Sua importância na dieta árabe é tanta que está presente até em ditado popular:
Um homem com fome estaria disposto a vender sua alma por um prato de mjadra".
Cebola, lentilha e arroz: passo a passo em três etapas
A receita apresentada por Bruno Salomão, do "Vai Ter Churras", como uma opção de acompanhamento para a paleta e cordeiro assada na churrasqueira, começa com a manteiga derretida na frigideira para caramelizar e fritar fatias finas de cebola-roxa.
Enquanto o processo acontece, o churrasqueiro aproveita para fazer um pré-cozimento da lentilha em água temperada e folha de louro.
Quando o grão está quase no ponto, ele usa outra panela para iniciar o preparo do arroz com azeite e tempero completo — confira a receita aqui. O segredinho dessa etapa está no acréscimo de zátar, tempero seco de sabor potente que junta ingredientes como gergelim torrado, orégano, manjerona, cominho, sumagre e tomilho.
O arroz é refogado, misturado à lentilha, coberto de água e cozido até chegar no ponto. Na hora de servir é só juntar a cebolinha e ser feliz.
Clique na imagem abaixo e confira a receita completa:
Cordeiro à moda árabe
No mesmo episódio, Bruno prepara a paleta de cordeiro, extraída da parte superior da pata dianteira, de um jeito fácil e apetitoso. Ele bate o tempero no liquidificador até formar um suco espesso e marina a carne por 24 horas na geladeira dentro de dois sacos celofanes, que também dão uma mãozinha durante o cozimento.
Veja o passo a passo abaixo e assista à receita completa no vídeo no topo da matéria:
- Colocar o saco com a paleta na parte mais alta da grelha, num calor de 20 segundos medidos com a mão;
- Esperar assar por três horas com o osso virado para baixo;
- Conferir se a carne está quase desmanchando com o dedo ou medindo a temperatura interna com um termômetro, que deve marcar de 95 a 98 graus;
- Furar o saco e transferir o líquido para uma frigideira, onde ele reduzirá até ficar com 1/3 do volume;
- Voltar a carne para a parte baixa da grelha só para dar uma douradinha final por cerca de 5 minutos.
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.