Topo

Baleia "sequestra" barco e leva turistas para passeio na costa mexicana

A baleia "interagiu" e surpreendeu os turistas nos mares da Baja California - Alexis Fioramonti/Getty Images
A baleia "interagiu" e surpreendeu os turistas nos mares da Baja California Imagem: Alexis Fioramonti/Getty Images

De Nossa

28/03/2022 16h41

Uma baleia-cinzenta surpreendeu um grupo de turistas que estavam em um barco pelas águas da Baja California, no México, no início de março.

O cetáceo "sequestrou" a embarcação e levou consigo os viajantes, que registraram o passeio inusitado — e, agora, viral, com mais de meio milhão de visualizações no Youtube.

"Ela está nos dando uma carona! E está indo rápido", comemora Lory Barra, uma das passageiras do barco, durante a sequência de imagens.

No início da filmagem, é possível ver que a baleia apenas se aproxima do barco, talvez para conhecer seus visitantes. Em seguida, ela submerge para debaixo da embarcação, coloca-o nas suas "costas" e começa a nadar com seus "passageiros" juntos.

Lory, que além de registrar sua paixão por baleias no Instagram, se descreve como naturalista e futura capitã de barcos atualmente em treinamento, contou ao site ViralHog que brincou com a baleia por cerca de duas horas. Assista:

"Ela se divertiu tanto vindo até a gente para receber carinhos e beijos. Duas vezes ela levantou nosso barco gentilmente e nadou conosco". Ela destacou que já esteve na região de Guerrero Negro diversas vezes e isso nunca havia acontecido antes.

"Ela olhou para mim algumas vezes e tivemos uma experiência de alma para alma entre dois mamíferos. Ela acenou pra mim com sua barbatana para se despedir e quase tocou a minha mão", relembrou. Lory estima que a baleia fosse duas vezes maior que a embarcação e pesasse cerca de 30 toneladas.

As baleias-cinzentas aparecem nas águas mais quentes da Baja California, no México, entre os meses de dezembro e abril para sua temporada reprodutiva.

Depois, elas seguem para o norte da costa americana e passam o verão do hemisfério norte em águas mais frias, como Alasca, Washington, Oregon, o norte da Califórnia — ainda nos EUA — e no estado de British Columbia, no Canadá. As informações são da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, agência do governo americano que monitora as águas e os céus do planeta).