Topo

Austrália deixará de exigir teste de covid-19 de turistas internacionais

O mascote de canguru recebeu passageiros no Aeroporto Internacional de Sydney na reabertura em fevereiro - Saeed Khan/AFP
O mascote de canguru recebeu passageiros no Aeroporto Internacional de Sydney na reabertura em fevereiro Imagem: Saeed Khan/AFP

De Nossa

29/03/2022 12h51

A Austrália deixará de exigir testes de covid-19 de seus visitantes internacionais a partir de 17 de abril, anunciou na sexta-feira (25) o Ministro da Saúde, Greg Hunt.

A medida é parte do vencimento da Determinação de Emergência de Biossegurança em relação à covid-19 na Austrália, que não será renovada na mesma data.

Em razão do fim do período de restrições, cruzeiros também poderão voltar a navegar por águas e atracar em postos australianos no dia 17. No entanto, tanto para as embarcações quanto para os voos, ainda será necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19.

Máscaras também continuarão a ser exigidas nas aeronaves conforme orientação médica. "O período de emergência foi uma decisão crucial tomada no início da resposta da Austrália à pandemia. Fechar as fronteiras rápido foi uma atitude difícil, mas decisiva que permitiu que a Austrália gerenciasse a pandemia e minimizasse a perda de vidas", acredita o ministro.

"Os últimos dois anos foram desafiadores, mas mostramos o melhor da Austrália — pessoas cuidando umas das outras, trabalhando de casa, estudando à distância e, mais importante, se vacinando", salientou.

A Austrália aceita viajantes que tomaram todas as vacinas já aprovadas ou reconhecidas pela TGA (Therapeutic Goods Administration), a Anvisa local. São elas: Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca (Covishield ou Vaxzevria), Sinovac (CoronaVac), Sinopharm e Covaxin.

O país reabriu suas fronteiras para viajantes internacionais em 21 de fevereiro e, até o momento, passageiros precisam apresentar um exame com resultado negativo para a covid para embarcar — PCR realizado até 72 horas antes do voo ou teste rápido de antígeno feito com supervisão médica até 24 antes.