Topo

Hotéis de Veneza dão pistolas de água para hóspedes atirarem em gaivotas

As gaivotas estariam causando prejuízos a turistas e comerciantes da região com "ataques" e roubos de alimentos - scaliger/Getty Images/iStockphoto
As gaivotas estariam causando prejuízos a turistas e comerciantes da região com "ataques" e roubos de alimentos Imagem: scaliger/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

31/03/2022 09h12

Ao menos dois hotéis em Veneza, o histórico Gritti Palace e Hotel Monaco & Grand Canal, estão oferecendo pistolas que lançam água para que hóspedes atirem em "gaivotas agressivas e irritantes", segundo informações do jornal britânico "The Guardian".

E eles não estarão a sós em breve, se depender da associação local do setor, que pretende ampliar a prática para outras acomodações turísticas do cartão postal italiano.

As gaivotas se multiplicaram em Veneza nos últimos anos, desde que pombos — a ave dominante até meados de 2008 — começaram a deixar a cidade por causa da proibição de venda de grãos em suas praças.

É comum hoje o registro de relatos de gaivotas que roubam comidas das mesas onde visitantes se alimentam ao ar livre e até das mãos dos pedestres que passeiam pelo centro turístico.

"O grande número de gaivotas, além de consistir em uma presença agressiva e irritante para as pessoas, representa um problema para a saúde e higiene, para os prédios e para o ambiente. [Mas] elas são, de fato, uma espécie protegida que não pode ser eliminada como é feito, por exemplo, com camundongos", afirmou o especialista em higiene e meio ambiente Francesco Boemo ao The Guardian.

Veneza; gaivota - Luca_Daviddi/Getty Images/iStockphoto - Luca_Daviddi/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Luca_Daviddi/Getty Images/iStockphoto

Ele foi responsável por organizar um seminário a pedido da Associação Hoteleira de Veneza, em que foram debatidas possíveis soluções para os transtornos que seriam provocados pelas aves. Entre as apresentadas estava o disparo de alertas sonoros, o uso de odores fortes e a contratação de falcoeiros para caçá-las, no entanto, alguns hotéis já apostaram nesta última alternativa, sem sucesso.

Paolo Lorenzoni, diretor do Gritti Palace, acredita que as armas que disparam água sejam mais eficientes. "Logo que elas veem as pistolas, elas voam. Você nem precisa usá-las, só precisa mantê-las na mesa", contou à agência ANSA. Segundo ele, as aves não gostam da cor laranja — geralmente, a mesma das armas de brinquedo.

"É o bastante para um cliente ter que levantar e entre 10 e 15 pombos e gaivotas atacarem os petiscos na mesa, quebrarem copos e mais. Há muitos casos em que tivemos que reembolsar os clientes por bebidas derramadas no chão e manchas nas roupas. Quero esclarecer que as pistolas de água não machucam os animais, porque é o suficiente para mantê-las longe", garantiu ainda Lorenzoni à agência.