Morre o fotógrafo de moda Patrick Demarchelier, aos 78 anos
Foi anunciada na noite desta quinta (31) a morte do fotógrafo francês Patrick Demarchelier, aos 78 anos. Seu perfil oficial no Instagram afirma que ele deixa a esposa Mia, osa três filhos Gustaf, Arthur, Victor e três netos.
Desde os anos 70, o profissional ganhou notoriedade ao acompanhar mestres da fotografia como Henri Cartier-Bresson, Terry King, e Jacques Guilbert e expor seus trabalhos nas prublicaçoes Elle, Marie Claire, Vogue e Harper's Bazaar.
Ele também foi o responsável por campanhas icônicas para Christian Dior, Louis Vuitton, Celine, Tag Heuer, Chanel, Yves Saint Laurent, Lacoste, Calvin Klein e Ralph Lauren.
Demarchelier foi o fotógrafo escolhido pela princesa Diana para suas sessões de fotografias oficiais e, mais tarde viria a ser o primeiro fotógrafo oficial não britânico a fotografar a família real.
Acusação de assédio
Em 2018, o fotógrafo foi acusado de assédio sexual por pelo menos 50 modelos, em denúncias feitas ao jornal "Boston Globe". Demarchelier sempre negou as acusações, mas, ainda assim, teve seu nome cortado em produções da Vogue e mais publicações de moda.
O Globe evocou principalmente o caso de uma ex-assistente do fotógrafo de 74 anos. Mantendo sua identidade protegida, ela revelou ter cedido às suas insistentes investidas por medo de comprometer seu futuro profissional se continuasse dizendo não.
Ela também contou ter pedido à diretora artística do grupo Condé Nast, a respeitada Anna Wintour, que não deixasse que o fotógrafo trabalhasse com modelos jovens.
Figura do mundo pop
Demarchelier é um dos grandes nomes da moda a ganhar referência no filme "O Diabo Veste Prada", de 2006, quando Miranda Priestly (Meryl Streep), pergunta a Andy (Anne Hathaway), se "Demarchelier confirmou?".
Além disso, o fotógrafo fez uma aparição no filme "Sex and the City", ao viver ele mesmo como fotógrafo de Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) para a revista Vogue.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.