Topo

Porto Alegre ganhará roda-gigante de 66 metros de altura na orla do Guaíba

Conceito da roda-gigante de Porto Alegre, próxima à orla do Guaíba - Divulgação/Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Conceito da roda-gigante de Porto Alegre, próxima à orla do Guaíba Imagem: Divulgação/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

De Nossa

03/04/2022 14h55

O prefeito de Porto Alegre aprovou como parte do pacote de comemorações dos 250 anos da capital do Rio Grande do Sul, a construção de uma roda-gigante de 66 metros na Orla do Guaíba, ponto que é conhecido por ter um dos mais bonitos pores do sol da região.

A roda, que ainda não tem data prevista de abertura ao público, será instalada mais precisamente no Parque da Harmonia.

"Este é um projeto grandioso que, certamente, se tornará um cartão-postal da cidade", acredita o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, que foi responsável pela análise do projeto.

Apesar de a roda de Porto Alegre seguir uma "onda" de atrações do tipo que recentemente foram inauguradas (ou ainda serão) em diversas cidades brasileiras — como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Canela, Olímpia, Balneario Camboriú e Salvador —, a ideia é que o projeto traga um certo nível de ineditismo à paisagem gaúcha.

Ela será a primeira roda-gigante do mundo estaiada, com apenas um tubo treliçado, informou a prefeitura. O objetivo é permitir uma vista mais ampla aos frequentadores — até seis em cada uma das 36 cabines — especialmente à noite, com a interferência de menos cabos do que outras instalações mais tradicionais.

"Não queremos fazer a maior ou a melhor, em comparativos com outras, mas vamos apostar na inovação. A estrutura estaiada, com apenas um pilar central de sustentação, faz com que o investimento seja quase o dobro das convencionais, mas garante uma vista mais bonita", disse Vinicius Garcia, diretor de negócios da GAM3, concessionária que administra o Parque da Harmonia, ao jornal local Zero Hora.

A roda-gigante contará ainda com painel circular com lâmpadas LED junto ao centro da estrutura, instalado em ambos os lados, para mantê-la bem iluminada e destacada no horizonte de Porto Alegre.

"Em breve, vamos apresentar como será, início das obras, quando começam as operações, entre outros pontos", prometeu ainda Carla Deboni, arquiteta e diretora administrativa da GAM3, durante o anúncio da prefeitura. Preços de ingressos também não foram definidos até o momento.