Topo

Cuba elimina exigência de teste e vacinação para viajantes entrarem no país

Havana, assim como outros pontos de Cuba, poderão voltar a receber turistas sem vacinação ou testes já nesta semana - Getty Images/iStockphoto
Havana, assim como outros pontos de Cuba, poderão voltar a receber turistas sem vacinação ou testes já nesta semana Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

05/04/2022 14h26

O governo de Cuba eliminou a exigência da apresentação de testes de covid-19 ou passaporte de vacinação para a entrada no país.

A medida, anunciada pelo ministro Juan Carlos Garcia Granda, responsável pela pasta do Turismo, nesta segunda (4) entrará em vigor já na quarta-feira (6).

No entanto, o governo cubano seguirá realizando PCRs nos viajantes em caráter amostral, ou seja, apenas alguns dos visitantes serão testados ao chegar no país.

Caso o resultado seja positivo, o caso "será conduzido segundo os protocolos aprovados no país para o controle clínico-epidemiológico da covid-19", informou o Ministério da Saúde. No entanto, quais seriam estes cuidados não foram detalhados pelas autoridades.

O uso de máscaras, distanciamento e higienização constante das mãos seguem obrigatórios, especialmente nos portos e aeroportos do país.

De acordo com Garcia Granda, "a modificação dos protocolos de entrada em Cuba, [se deu] graças ao trabalho de cientistas, médicos e profissionais de saúde, que permitiram que 89,5% da população alcançassem esquema completo de vacinação própria".