Na rota de Juma Marruá: como conhecer as paisagens da novela 'Pantanal'
O remake da novela "Pantanal" tem dado notoriedade a cenários turísticos e de imensa biodiversidade em um dos horários mais nobres da TV brasileira. Gravada em Mato Grosso do Sul, a trama teve um roteiro de locações que deve mostrar ao longo de sua exibição locais paradisíacos que podem ser conhecidos por quem quiser se aventurar ou mesmo descansar.
Nossa separou alguns desses lugares que estão na trama e retratam a parte brasileira do ecossistema Pantanal, elo de ligação entre os biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Bosque Seco Chiquitano.
Ao todo, o Pantanal tem uma área de cerca de 210 mil km², localizado entre os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e os vizinhos Paraguai e Bolívia. Ele abriga 3,5 mil espécies de plantas, 325 de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 espécies de mamíferos.
O bioma é registrado como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Gravações em meio à natureza
O município de Aquidauana, a 141 quilômetros de Campo Grande, serviu de base para a equipe da novela. Segundo a turismóloga Lejânia Malheiros, a região possui em seu território a transição do bioma Cerrado para o Pantanal. "O fim da serra e início da planície sul pantaneira", explica.
Na cidade, a gravação das cenas se concentrou na região da Nhecolândia, às margens do Rio Negro, a cerca de 4 horas da área urbana. O local é uma das 11 microrregiões pantaneiras e tem como características a presença de baías e salinas.
Conhecemos toda aquela região da Nhecolândia. Ao nos depararmos com tudo aquilo, não havia dúvidas de que encontramos o local ideal. É um dos lugares mais bonitos do Pantanal"
Alexandre Gomes de Souza, cenógrafo
Além das belas paisagens naturais, as gravações da novela "Pantanal" ocorreram em seis fazendas de Mato Grosso do Sul.
Outra microrregião é o Pantanal de Miranda, cuja cidade fica a cerca de 60 quilômetros de Aquidauana. No rio, que leva o mesmo nome do município, foram gravadas cenas com Juliana Paes e Almir Sater.
Por lá, está localizado o Delta do Rio Salobra, cujas imagens fazem parte da telenovela, embora não tenha ocorrido gravações com o elenco no local. O Salobra é o único rio de preservação total do Pantanal. Considerado rio cênico, é um berçário de peixes para rios desta região pantaneira.
Como e o que conhecer:
Projeto Salobra
Iniciativa realizada no Rio Salobra, a 20 quilômetros da área urbana de Miranda. Oferece day-use (um dia de experiência) com passeios, gastronomia pantaneira, tour fluvial e trilhas.
Entre os passeios, a oportunidade de ver o encontro das águas claras do Salobra com as águas barrentas do Rio Miranda — fenômeno similar ao que ocorre entre o Rio Negro e o Solimões, na Amazônia.
Com projetos de preservação, animais como a onça-pintada também passaram a ser avistados com mais frequência na região. O projeto Onçafari, que trabalha para a preservação da onça-pintada na região, já identificou 33 animais da espécie no Delta do Salobra.
VAI LÁ!
Instagram: @projetosalobra
Fone: (67) 99983-4906
Morro do Paxixi
Quando os personagens da novela, os peões Joventino (Irandhir Santos) e João Leôncio (Renato Góes) chegam ao Pantanal, avistam o novo lar de cima de um morro. É o Morro do Paxixi, que fica a 25 quilômetros de Aquidauana.
No local são feitas trilhas. A mais difícil tem 9 quilômetros e dura cerca de 4 horas. O percurso é repleto de paisagens naturais, com a possibilidade de banho de cachoeira. Quando feita à tarde, dá para avistar, do mirante do morro, o belo pôr-do-sol.
VAI LÁ!
Site: www.buritivigens.com.br
Fone (67) 99969-4783.
Instagram: @buritiviagensms @morrodopaxixi
Refúgio da Ilha
O Refúgio da Ilha é uma pousada que fica em uma ilha do Delta do Salobra. O local oferece atividades como passeios de barco, canoa, safari, caminhada e cavalgada. O diferencial do local é a exclusividade: os grupos dos passeios não podem exceder seis pessoas. O objetivo é garantir a experiência do visitante e não impactar o meio ambiente.
A preocupação faz com que o Refúgio abrigue iniciativas independentes como o Instituto Delta do Salobra (IDS, direcionado à conservação da Delta do Salobra) e o projeto Onçafari (que lida com a preservação da onça pintada). O local fica a cerca de 20 quilômetros da área urbana de Miranda. O acesso à região só é feito com reservas realizadas antecipadamente.
VAI LÁ!
Site: www.refugiodailha.com.br
Instagram: @refugiodailha_ecolodge
Fazenda Barranco Alto
A Fazenda Barranco Alto foi palco de cenas contracenadas por atores e atrizes como Osmar Prado, que interpreta o personagem Velho do Rio, e Juliana Paes, como Maria Marruá.
Localizada a 120 quilômetros de Aquidauana, o local fica às margens do Rio Negro, no Pantanal da Nhecolândia. São 11 mil hectares com baías, salinas, matas, vazantes e beira de rio. O acesso à fazenda é feito de carro, com veículos 4x4 ou por táxi aéreo.
A hospedagem e a visita às locações só é possível com reservas antecipadas. A lotação máxima é de 20 pessoas. A fazenda também oferece safari de carro com focagem noturna, passeios de barco, canoagem, caminhadas, cavalgadas e até excursões para conhecer o trabalho de artesãos locais.
VAI LÁ
Site: www.fazendabarrancoalto.com
Instagram: @barrancoalto.
Hotel Barra Mansa
As praias do Rio Negro, que banham a fazenda do Hotel Barra Mansa, estão nas cenas de natureza da novela 'Pantanal'. O local fica na região da Nhecolândia, a 110 quilômetros de Aquidauana. O acesso, pelas estradas pantaneiras, deve ser feito por frete especializado, ou por táxi aéreo.
A duração aproximada do traslado em 4x4 é de 3h30 à partir de Aquidauana; 5h30, a partir de Campo Grande, ou aproximadamente 6 horas a partir de Bonito. Os serviços são terceirizados, porém o hotel auxilia nas contratações dos traslados.
A fazenda é propriedade da família Rondon desde a década de 1940. Considerados desbravadores do Pantanal, os Rondon foram pioneiros na exploração do turismo na região.
O Barra Mansa oferece passeios de barco pelo Rio Negro, caminhadas em trilhas, passeios a cavalo, passeios de canoa, safári, pesca recreativa e acompanhamento de atividades culturais de uma fazenda pantaneira. Os guias são pantaneiros autênticos que foram treinados para as atividades turísticas e fornecem todas as orientações para que os passeios sejam realizados de forma segura durante a estadia.
VAI LÁ
Site: www.hotelbarramansa.com.br
Instagram: @hotelbarramansapantanal
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.