Maionese caseira: como fazer a receita sem complicações e direto no mixer
Uma forma simples de dar um "up" nos sanduíches caseiros é preparar a maionese do zero. Mas só quem tentou realizar a receita alguma vez sabe: ela é daquelas perfeitinhas e complicadas.
O motivo é que se trata de uma emulsão. Ou seja, consiste na mistura de ingredientes que inicialmente não se juntam: o óleo e a água da gema. O ácido, que pode ser vinagre ou limão, ajuda nessa união por meio da pectina.
No último episódio da temporada de "Cozinha por Aí", a série em que o gaúcho Pedro de Bem descobre cantinhos incríveis no Rio Grande do Sul, os espectadores aprendem o passo a passo da maionese.
O influenciador e cozinheiro explica que o preparo pode ser feito no mixer ou no liquidificador.
Na primeira opção, mais fácil, basta colocar todos os ingredientes no copo e pressionar o equipamento contra o fundo e depois incliná-lo ligeiramente para os lados e para cima e para baixo. Se optar por usar o liquidificador, o melhor a se fazer é reservar uma parte do óleo para verter ao final em fio.
De temperos, entram sal e mostarda. "Gosto de colocar mostarda em grãos que fica deliciosa e dá uma texturinha bacana". Clique na imagem abaixo e confira as proporções e o modo de preparo completo:
Relembre a temporada
Quer mais receitas na brasa e belos cenários ao sul do país? Assista aos preparos de bife ancho e camarões na praia de Atlântida, preparar espetinhos e peixe na brasa às margens do rio na linda região de Maquiné, e ensinar a fazer nhoque de mandioquinha, pizza na churrasqueira e pancho, o hot dog uruguaio,no vinhedo Altos da Pinta, na cidade de Pinto Bandeira, e barriga de porco em Cachoeira do Sul para um churrasco à luz da lua.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.