Cercas-vivas embelezam ambientes externos e aumentam a privacidade
Quem mora em casa pode encontrar nas cerca-vivas boas aliadas para deixar o quintal, jardim, ou apenas aquele muro que divide a residência com a do vizinho mais bonito.
Existem diversas opções de plantas indicadas para este tipo de cerca, como afirma a paisagista Rejane Heiden, que compartilha algumas dicas em seu perfil no Instagram.
A escolhida vai depender do perfil do morador, do estilo do projeto paisagístico, da altura e do objetivo. Além do tempo de urgência para o fechamento dos ambientes", explica.
Isso porque algumas espécies se desenvolvem rapidamente e outras podem demorar anos.
Segundo Rejane, algumas plantas muito indicadas para cercas-vivas são a Murta, Podocarpo, Clusia, Tumbergia arbustiva, Buxinho, Areca, Bambu, Bambu amarelo, Jasmim amarelo e Azaleia.
Quem não abre mão de uma cerca-viva cheia de flores e cor, pode apostar em Camélias e Gardênias.
Já quem precisa optar por espécies que cresçam rápido, deve priorizar os bambus, podendo ser o imperial, gigante verde, guadua ou simplesmente o bambu gigante. "Eles crescem até 4 metros em um ano", detalha a paisagista.
Mas é preciso ter sempre em mente que a indicação de uma planta pode variar bastante de acordo com o clima de cada região.
Podas e manutenção
Quem quer ter uma cerca-viva em casa, mas se preocupa com a manutenção e às podas, não precisa desistir da ideia. Isso porque, conforme a paisagista, existem espécies que requerem pouca manutenção e podem ficar um longo tempo sem receber as podas corretivas. As mais indicadas para quem quer ter pouco trabalho são: Yuca, Primaveras, Sheflera, Alamanda e Helicônia.
"A poda de todas as cercas-vivas é corretiva e é feita para dar força e beleza para as plantas", detalha Rejane. Por isso, pelo menos de vez em quando, não haverá como fugir.
Além disso, é preciso ter em mente que as cerca-vivas também necessitarão ser regadas e adubadas com frequência.
"Nos primeiros três meses após o plantio, as regas devem ser diárias, sempre no final da tarde ou no início da manhã. Passado este período elas podem ser espaçadas, a cada dois ou três dias, dependendo de cada espécie. Quem tem uma área grande, pode optar pela rega automatizada", explica a paisagista.
Segundo ela, as cercas-vivas devem ser plantadas com calcário para regular o PH da terra e um substrato adequado para cada espécie. "Após o período de adaptação de cerca de três meses, elas podem ser adubadas com NPK mensalmente".
Onde colocar cerca-viva
A variedade de locais onde colocar uma cerca-viva é bem grande e não é necessário nem mesmo ter um canteiro ou área com terra.
Dá para criar uma cerca-viva até mesmo em jardineiras/floreiras disponibilizadas estrategicamente onde for necessário cercar, já que elas podem ser usadas como um bom truque para camuflar qualquer espaço que precise ficar escondido ou menos aparente.
As cercas-vivas servem para dar mais privacidade, estabelecer profundidade e ainda limitar ambientes", finaliza Rejane.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.