Estrada mais longa do mundo cruza Américas ao longo de 30 mil km; conheça
Você já ouviu falar na Estrada Panamericana? Oficialmente a mais longa rodovia para veículos motorizados do mundo, de acordo com o Guinness World Records, ela começou a ser concebida no século 19 e se estende hoje por 30 mil quilômetros.
As discussões teriam começando durante a Primeira Conferência Panamericana sediada em Washington, nos EUA, em 1889, segundo David W. Dent, autor do livro "Hot Spot: Latin America". No entanto, o projeto demorou muito para sair do papel: apenas em 1937 os países envolvidos finalmente firmaram um acordo para a construção.
O primeiro trecho foi completado por uma nação só em 1950, quando o México entregou sua parte da Panamericana.
Hoje "quase" completa, ela começa em Prudhoe Bay, no território americano do Alasca onde se encontra com o frio ártico e as belezas das Auroras Boreais, passa pelo Canadá, pela semi-desértica porção continental dos Estados Unidos, pelas florestas do México, seguindo por Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina.
No entanto, pontos de sua extensão oferecem ligações com Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Há, porém, uma espécie de falha no seu percurso: o chamado Estreito de Darién, já considerada pela BBC britânica como a selva mais perigosa do mundo.
Neste trecho, na verdade, é como se a Panamericana deixasse de existir: não há asfalto e viajantes só podem seguir caminho em uma trilha a pé pelo meio da mata densa, que já "engoliu" descobridores espanhóis, exploradores irlandeses e, mais recentemente, se tornou rota do tráfico internacional de drogas pela sua localização entre Panamá e Colômbia.
Avançando pela faixa oeste da América do Sul, a Panamericana ainda oferece lindas vistas dos misteriosos geoglifos de Nazca, no Peru, se aproxima da região do Uyuni, onde está localizado o famoso salar entre os Andes e o território boliviano, e do Atacama — levando turistas para conhecer de pertinho a gigante mão no deserto.
Ela finalmente "descansa" ao chegar ao Ushuaia, na Terra do Fogo argentina, o extremo sul-americano. Brasileiros que transitam pela América do Sul e que têm curiosidade de explorar como as faixas da Panamericana se ligam ao nosso território precisam fazer um percurso mais trabalhoso.
É possível fazer uma parada em Buenos Aires, pegar uma ferry até Colônia, no Uruguai, e a estrada #1 que leva até a capital, Montevidéu. De lá, é só seguir viagem pela rodovia federal #9 do país, até chegar à BR-471, próxima à Pelotas. O acesso a grandes cidades como Rio e São Paulo é feito pela BR 116.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.