Macaron mais fácil: tiktoker "traduz" preparo do desafiador docinho francês
"Fácil" é uma palavra que jamais poderia ser usada para definir um macaron. Mas dá para dizer que Laís Cintra traduziu nos máximos detalhes a receita que ela aprendeu na Le Cordon Bleu, prestigiada escola de cozinha em Paris.
"O macaron é o símbolo da confeitaria francesa. Prepará-lo é um grande desafio. Todo mundo tem medo porque muita coisa pode dar errado rápido", revela a influencer de gastronomia, que chegou a trabalhar com doces num restaurante em Dublin.
Ela compartilhou com Nossa como fazer em casa a massa de farinha de amêndoas, que pode ganhar os mais diversos recheios — geralmente usa-se ganache de frutas ou chocolates — e cores.
A base é sempre a mesma. Os sabores diferentes ficam por conta do recheio. As opções são infinitas".
Antes de acessar a receita, veja dicas importantes:
- Use sempre corante em pó. A versão em líquido e em gel desanda a massa;
- Compre uma balança e um termômetro culinário ou tire-os da sua gaveta. Macaron exige precisão;
- Inspire-se nos franceses e faça o "mise en place", que quer dizer deixar todos os ingredientes separadinhos em suas devidas quantidades;
- Antes de fazer o merengue italiano, limpe todos os utensílios com suco de limão. "A gordura é o inimigo número um do merengue";
- Ao juntar os ingredientes secos ao merengue, evite mexer muito para que a massa não fique mole. Isso pode impedir o crescimento do macaron.
Confira a receita completa por escrito clicando na imagem abaixo:
Tiktoker na pandemia
Em 31 anos, Laís Cintra coleciona algumas experiências de vida. Nasceu em Araçatuba, no interior paulista, e morou em quatro cidades do Mato Grosso: Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Cuiabá e Campo Verde.
A lista fica completa com Dublin, onde ficou por seis anos, de 2014 a 2020, e São Paulo, onde começou a faculdade de fonoaudiologia na USP no passado e agora vive desde que a pandemia interrompeu os seus planos de viajar a América do Sul num ano sabático.
Nessa pausa forçada, o tédio tomou conta da rotina. Ela conta qual foi a solução: "no segundo mês, resolvi baixar o TikTok. Sem pretensão nenhuma, comecei a fazer vídeos enquanto fazia meu almoço, um bolinho para o lanche da tarde?"
Em poucas publicações, o algoritmo trabalhou a favor da divulgação de Laís, que não parou de alimentar a rede social com quitutes, guloseimas e destinos turísticos. "Fui ganhando seguidores rápido e, aos poucos, aprendendo a gravar e editar. Comprei novos equipamentos para melhorar a qualidade".
A habilidade e gosto pela cozinha vieram da família italiana, que sempre se reunia ao redor da mesa e dava a devida importância ao fogão. Laís, que já sabia fazer bolo e brigadeiro aos 8 anos, teve outra "professora": Ana Maria Braga. "Sempre assistia ao programa dela e anotava tudo com a letra bem torta e vários erros de português".
Me lembro que fazia um biscoitinho que dava errado sempre. Devo ter anotado alguma coisa diferente. Mesmo assim, repeti várias e várias vezes".
Durante a estadia na Irlanda, Laís conseguiu se aproximar da cozinha profissional. Trabalhou como chef-confeiteira e teve aulas na Le Cordon Bleu, em Paris, onde realizou o sonho do macaron-próprio.
Os conteúdos que mais geram buzz, no entanto, são os mais simples e que replicam pratos do cinema e da TV. A "CEO das receitas de séries e filmes", como a própria Laís se coloca, angariou 1,5 milhão de seguidores no TikTok. "Meu perfil está crescendo cada dia mais e estou muito feliz com o carinho que recebo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.