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Americano compra navio dos classificados e descobre que era cenário de 007

Aurora em 2021 - Reprodução/Facebook
Aurora em 2021 Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

21/04/2022 04h00

Christopher Willson ficou curioso ao ver um antigo cruzeiro alemão de 1955 com pouco mais de 89 metros de comprimento nos classificados em 2008.

Ao visitar a embarcação, apesar do péssimo estado em que ela se encontrava com lixo em toda parte, foi amor à primeira vista: o (agora) ex-programador arrematou o navio. Desde então, ele se dedica a restaurar o MV Aurora, como o batizou no ano seguinte à compra.

Durante o processo, Willson fez diversas pesquisas sobre a estrutura do Aurora e descobriu que ele guardava uma histórica mais rica e interessante do que imaginava. Originalmente chamado Wappen von Hamburg, o navio foi construído pelo estaleiro Blohm and Voss e fez parte da primeira linha de cruzeiros pós-Segunda Guerra da Alemanha.

Ainda como Wappen von Hamburg, entre 1955 e 1956 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Ainda como Wappen von Hamburg, entre 1955 e 1956
Imagem: Reprodução/Facebook

Seu currículo só ficou mais estrelado a partir de então: a embarcação serviu de inspiração para a série "O Barco do Amor", produzida nos anos 70 e 80. E ainda teve seus momentos de glória frente às câmeras em 1963, quando ela serviu de covil ou QG para a organização Spectre no filme "Moscou Contra 007", com Sean Connery ainda no papel de James Bond.

É um dos navios com o layout mais espetacular que eu já vi. As escadarias são magníficas. É como descobrir que você tem um Corvette dos anos 60 na garagem. Você pode ver a qualidade, mas estava tão negligenciado que você se sente mal", contou Willson à "CNN" americana.

Parte do interior restaurado da embarcação já com o novo nome, Aurora - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Parte do interior restaurado da embarcação já com o novo nome, Aurora
Imagem: Reprodução/Facebook

Apesar de inicialmente tê-lo concebido como um iate, toda essa bagagem provocou em Willson a vontade de abrir sua Aurora ao público ao fim do processo. "Eu gostaria de transformá-lo em um museu e deixar as pessoas fazerem tours."

No entanto, transformar esse sonho em realidade não é missão fácil. Ancorado em diversos portos da Califórnia ao longo dos últimos 14 anos, ele percebeu que teria de ser um investimento integral: ao lado da companheira, Jin Li, ele deixou sua casa em Santa Cruz — de onde, no início, encarava viagens até o navio de até três horas de carro — e fizeram de Aurora seu endereço permanente.

"Quando me mudei a bordo do navio, muitos dos meus amigos e familiares ficaram descrentes. Era uma grande mudança de estilo de vida. Mas eu vejo mais como um upgrade, apesar de estarmos meio fora do mapa e usando tantos geradores e placas de energia solar", admitiu.

O casco antes da reforma - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O casco antes da reforma
Imagem: Reprodução/Facebook

Willson estima que o custo da reforma seja de US$ 3 milhões, ou R$ 14,1 milhões. "A escala do projeto é enorme. É como refazer 15 casas sozinho". No entanto, o ex-programador não encara mais sua missão apenas com Jin Li ao seu lado. Hoje, Aurora conta com voluntários para trazê-la de volta ao circuito de entretenimento.

A ajuda suaviza sua mão de obra, mas para Willson os custos ainda são altos. Ele contou com poucas doações ao longo dos anos e financia parte do trabalho comprando itens em leilões e mercados de segunda-mão, além de trabalhar como consultor em outros projetos de navios históricos e vender camisetas com o logo da embarcação.

E o casco já depois dos reparos  - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
E o casco já depois dos reparos
Imagem: Reprodução/Facebook

Na esperança de agilizar o empreendimento, ele lançou em fevereiro um canal no YouTube chamado "Aurora Restoration Project", que mostra os avanços do grupo e já conta com 76,6 mil assinantes. Desde então, ele teve "centenas" de voluntários se oferecendo para ajudar.

Nos últimos tempos, ele ainda recebeu uma doação importante: mobílias do navio Island Princess, uma das embarcações em que "O Barco do Amor" foi de fato filmada. O trabalho, no entanto, ainda está longe do fim.

Um time de voluntários se juntou a Christopher Willson nos trabalhos de recuperação do navio - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Um time de voluntários se juntou a Christopher Willson nos trabalhos de recuperação do navio
Imagem: Reprodução/Facebook

Aurora tem 85 cabines, lounge superior com deque privado, piscina, teatro e cozinha ampla. "Restauramos um pequeno número de cabines, mas temos muitas mais pela frente. Logo vamos oferecer ao público a oportunidade de patrocinar a restauração de uma cabine", anunciou.

Willson e seu time esperam poder finalizar a restauração da cozinha e da área de jantar até o fim de 2022, mas não há data prevista ainda para o fim do projeto.