Americano compra navio dos classificados e descobre que era cenário de 007
Christopher Willson ficou curioso ao ver um antigo cruzeiro alemão de 1955 com pouco mais de 89 metros de comprimento nos classificados em 2008.
Ao visitar a embarcação, apesar do péssimo estado em que ela se encontrava com lixo em toda parte, foi amor à primeira vista: o (agora) ex-programador arrematou o navio. Desde então, ele se dedica a restaurar o MV Aurora, como o batizou no ano seguinte à compra.
Durante o processo, Willson fez diversas pesquisas sobre a estrutura do Aurora e descobriu que ele guardava uma histórica mais rica e interessante do que imaginava. Originalmente chamado Wappen von Hamburg, o navio foi construído pelo estaleiro Blohm and Voss e fez parte da primeira linha de cruzeiros pós-Segunda Guerra da Alemanha.
Seu currículo só ficou mais estrelado a partir de então: a embarcação serviu de inspiração para a série "O Barco do Amor", produzida nos anos 70 e 80. E ainda teve seus momentos de glória frente às câmeras em 1963, quando ela serviu de covil ou QG para a organização Spectre no filme "Moscou Contra 007", com Sean Connery ainda no papel de James Bond.
É um dos navios com o layout mais espetacular que eu já vi. As escadarias são magníficas. É como descobrir que você tem um Corvette dos anos 60 na garagem. Você pode ver a qualidade, mas estava tão negligenciado que você se sente mal", contou Willson à "CNN" americana.
Apesar de inicialmente tê-lo concebido como um iate, toda essa bagagem provocou em Willson a vontade de abrir sua Aurora ao público ao fim do processo. "Eu gostaria de transformá-lo em um museu e deixar as pessoas fazerem tours."
No entanto, transformar esse sonho em realidade não é missão fácil. Ancorado em diversos portos da Califórnia ao longo dos últimos 14 anos, ele percebeu que teria de ser um investimento integral: ao lado da companheira, Jin Li, ele deixou sua casa em Santa Cruz — de onde, no início, encarava viagens até o navio de até três horas de carro — e fizeram de Aurora seu endereço permanente.
"Quando me mudei a bordo do navio, muitos dos meus amigos e familiares ficaram descrentes. Era uma grande mudança de estilo de vida. Mas eu vejo mais como um upgrade, apesar de estarmos meio fora do mapa e usando tantos geradores e placas de energia solar", admitiu.
Willson estima que o custo da reforma seja de US$ 3 milhões, ou R$ 14,1 milhões. "A escala do projeto é enorme. É como refazer 15 casas sozinho". No entanto, o ex-programador não encara mais sua missão apenas com Jin Li ao seu lado. Hoje, Aurora conta com voluntários para trazê-la de volta ao circuito de entretenimento.
A ajuda suaviza sua mão de obra, mas para Willson os custos ainda são altos. Ele contou com poucas doações ao longo dos anos e financia parte do trabalho comprando itens em leilões e mercados de segunda-mão, além de trabalhar como consultor em outros projetos de navios históricos e vender camisetas com o logo da embarcação.
Na esperança de agilizar o empreendimento, ele lançou em fevereiro um canal no YouTube chamado "Aurora Restoration Project", que mostra os avanços do grupo e já conta com 76,6 mil assinantes. Desde então, ele teve "centenas" de voluntários se oferecendo para ajudar.
Nos últimos tempos, ele ainda recebeu uma doação importante: mobílias do navio Island Princess, uma das embarcações em que "O Barco do Amor" foi de fato filmada. O trabalho, no entanto, ainda está longe do fim.
Aurora tem 85 cabines, lounge superior com deque privado, piscina, teatro e cozinha ampla. "Restauramos um pequeno número de cabines, mas temos muitas mais pela frente. Logo vamos oferecer ao público a oportunidade de patrocinar a restauração de uma cabine", anunciou.
Willson e seu time esperam poder finalizar a restauração da cozinha e da área de jantar até o fim de 2022, mas não há data prevista ainda para o fim do projeto.
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