Só 32 m² e muito espaço para receber amigos? Este apê prova que é possível
Depois de um tempo percorrendo uma distância considerável entre São Paulo, onde trabalha, e o ABC, onde morava com os pais, a economista Grasi Demétrio viu que era hora de ter seu canto na capital.
"Era exaustivo o que eu percorria. Ficava muito cansada", lembra. Mas um imóvel na maior cidade do país, como você deve saber, não é nada barato. Nem para alugar, nem para comprar.
Mas talvez você esteja procurando errado. Quando ela descobriu o universo dos estúdios, tudo fez mais sentido. "É muito mais barato e possibilita morar próximo ao metrô e às facilidades da cidade. Para uma pessoa é perfeito", conta.
Grasi sempre teve uma queda pelo estilo industrial e viu no concreto aparente e nas poucas intervenções da entrega da construtora um prato cheio. "O próprio apartamento me inspirou", ri.
Há três anos ela chama este apê de 32 m² de lar. Compacto só na metragem, pois cabe muito mais do que você e eu poderíamos imaginar.
Fazia questão de ter uma mesa de quatro lugares e um sofá grande. Fui brincando de encaixar no aplicativo Planner 5D e pronto: cheguei ao ideal"
Era bem diferente do layout sugerido pelo apartamento decorado da construtora — e por isso, uma ótima sacada de Grasi. "Tenho menos espaço de circulação, sim. Mas coube tudo o que é mais importante para mim", destaca.
Sair da caixinha e não seguir modelo que a construtora trouxe foi ótimo. Assim coube tudo o que eu quis"
Mão na massa
No mesmo clima industrial, a cabeceira da cama foi feita por ela com canos de PVC e qualquer um diria que é de ferro. O piso foi colocado com a ajuda dos pais.
Na cozinha, outra ótima ideia está no frontão: adesivos de alto-relevo com efeito de azulejos foram colados por ela — sem sujeira, sem demora, sem obra.
Soluções que ela compartilha no perfil @meus32m, que faz mesmo por hobby. "Trabalho em regime CLT e cuido da casa, são minhas prioridades. Passei a criar conteúdo por diversão e atraí um público muito legal, que também mora sozinho", conta.
Dicas da Grasi para dar personalidade ao apê pequeno
- Vá com calma. "Nada de fazer tudo de uma vez. Tem muita coisa que de início achamos que vai combinar. Mas sem ter vivência no espaço, não é possível saber se vai fazer sentido. Antes de comprar coisas, veja o que é necessário e tem a ver com seu estilo."
- Pesquise muito. "Vejo muitos vídeos de visitas a decorados, perfis de Instagram e canais de Youtube gigantes que trazem ideias que jamais pensaria."
- A internet é um mundo de garimpos. "Sou muito fã dos sites chineses. Dá pra encontrar muita coisa legal e com preço bom."
- Vá contra as regras. "Todo mundo diz que muita cor deixa o espaço menor, que os móveis precisam ser compactos, mas aqui, por exemplo, só uma parede é branca e os móveis são grandes. Viva o ambiente e escolha o que vai te fazer feliz. Tenha coragem de seguir o que você acha legal e seja único."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.