Piso de taco dá charme vintage à casa, mas precisa de cuidados especiais
Para quem nunca morou em um imóvel com o piso de tacos de madeira ou só tem memórias da infância da mãe ou avó tentando manter esses revestimentos bem conservados, algumas dicas práticas podem ajudar (e muito) a manter a beleza do piso e não danificá-los com produtos inadequados.
Quando se mudou para o seu apartamento, o publicitário Leonardo Ferreira encontrou os tacos em bom estado, porém precisando de um cuidado especial. "Estavam desgastados, sem brilho e, em muitas partes, faltava o rejunte. Então contratamos um serviço profissional para aplicação do sinteco, com o objetivo de renovar e devolver vida ao piso", conta.
O popular sinteco é, basicamente, um tipo de resina transparente que pode ter diversos tipos de acabamento: brilhante, fosco ou acetinado.
"Optamos pelo taco com menos brilho possível e o processo foi concluído em uma semana em todos os ambientes", disse Leonardo, fazendo um alerta: a melhoria gera bastante barulho e sujeira, o que pode ser um incômodo para quem está reformando e para os vizinhos.
No dia a dia
Em sua rotina, Leonardo segue algumas dicas dos próprios profissionais que fizeram o serviço em seu apê. A primeira delas é usar uma vassoura com cerdas macia na limpeza diária, como as de pêlo, para não correr o risco de riscar o piso ou arrancar os rejuntes.
A limpeza é feita somente com um pano úmido, mas sempre com muito cuidado para não deixar umidade em excesso. "Um exemplo é nunca deixar escorrer água das plantas no piso sem limpar com rapidez", frisa.
Segundo o publicitário, é importante lembrar que o taco é um piso de matéria orgânica e que naturalmente irá degradar aos poucos. "Então pode ser necessário rever o sinteco após alguns anos. Também vale citar que há um limite para a revitalização e em algum momento substituir alguns tacos pode ser necessário", pontua.
Leonardo deu a sorte de encontrar pisos impecáveis, mas, quando esta não é a realidade, a dica é aceitar a imperfeição.
Esses pisos eram populares há mais de quatro ou cinco décadas. Não dá para cobrar que eles durem para sempre. Então, se ficar manchadinho, perder um pouco do brilho ou criar alguns risquinhos, absorva como identidade da casa. Não vai ficar perfeito para sempre".
Limpeza semanal
O designer Ivison Spezani também recorreu a serviços profissionais quando se mudou para o seu atual apartamento, mas foi vivenciando a rotina que encontrou a sua forma favorita de cuidar do piso e deixá-los sempre com uma boa aparência.
"O cuidado completo é feito semanalmente, principalmente por conta de termos uma cachorrinha em casa e o apartamento ser no primeiro andar, o que favorece o acúmulo de pó", diz.
Depois de passar o aspirador de pó, ele dá sequência à limpeza com um pano úmido com um produto específico para o piso de madeira, que também perfuma o ambiente e dá aquela sensação de casa limpa.
Mas é quando o piso seca que vem o segredinho: passo um esfregão do tipo floor wipes (lenços para chão) que retira as últimas sujeiras, algum pelinho do próprio pano e ainda dá um leve brilho. E está pronto".
Cuidados especiais
A psicóloga Allana Bonfim também é adepta do pano umedecido para a limpeza do taco e repete o processo a cada dois dias, diluindo também um pouco de desinfetante na água para perfumar o ambiente.
Não utilizo de jeito nenhum cloro, água sanitária, cera, lustra móveis e vassoura com cerdas duras. Além disso, nos móveis utilizo feltro nos pés para que os mesmos não causem danos ao taco", detalha.
Dicas profissionais para cuidar do taco de madeira
Camila Ribeiro, vendedora da Aplicadora Colonial, empresa especializada nos cuidados de pisos de taco e há 20 anos no mercado, dá dicas profissionais sobre como cuidar desse revestimento:
- "Não se deve passar usar produtos de limpeza que contenham abrasivos nunca. No dia a dia, apenas varrer ou aspirar e passar pano levemente úmido, mas jamais encharcado", diz;
- Colocar feltros embaixo dos móveis, evitando o impacto na movimentação;
- "Nunca utilizar cera, pois ela vai criando uma "crosta" escurecida em cima da madeira; Hoje em dia, já existem no mercado limpadores específicos para este tipo de piso;
- Os tacos mais comuns são feitos de peroba rosa, ipê, jatobá e grápia. Os cuidados de limpeza e conservação são os mesmos para todos eles;
- Usar sempre uma vassoura de cerdas bem macias;
- Manter as unhas de animais de estimação sempre paradas, pois elas podem danificar o piso;
- Riscos superficiais podem ser lixados e receber uma demão de verniz. O mesmo vale para mancha ocasionadas por derramamento de líquidos, por exemplo. "Mas caso a mancha tenha passado a camada do verniz e atingido a madeira, é necessário a restauração completa", detalha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.