Molho barbecue caseiro ganha sabor especial com uísque; veja a receita
Entre os hábitos alimentares estadunidenses incorporados com sucesso às mesas brasileiras está o barbecue. Fácil de encontrar nas prateleiras dos supermercados e nos sandubas de fast-food, o molho atinge a sua melhor performance nas casas de carne ao estilo americano.
A receita, amplamente consumida no sul dos Estados Unidos, não tem um passo a passo único. A depender do estado ou região, há diferenças nos ingredientes, modo de preparo e intensidade no sabor — é mais ou menos ácido e mais ou menos doce.
No episódio de "Vai Ter Churras", localizado no topo desta matéria, o apresentador Bruno Salomão aposta numa versão simplificada que tem como diferencial o acréscimo de uísque.
Segue o fio!
Aprenda a fazer
Comece a receita esquentando uma panela antiaderente. Coloque o azeite e refogue o "tempero completo", misturinha de vegetais e ervas que Bruno aconselha usar em diversas receitas do dia a dia — veja o passo a passo clicando aqui.
Quando dourar, junte duas doses de uísque. Com cuidado, aproxime a chama de um isqueiro. O álcool vai pegar fogo.
Não se assuste: a técnica, muito utilizada na gastronomia para dar sabor à comida sem deixar imperar o gosto forte do álcool, é chamada de flambar.
Assim que a chama apagar, adicione a glucose, o vinagre, o molho inglês, o caldo de legumes e o tomate pelado. Depois, é só misturar e cozinhar até reduzir por 15 minutos. Se quiser, bata no liquidificador ou mixer para obter um barbecue lisinho.
Veja as proporções corretas da receita clicando na imagem abaixo:
Onde usar?
Veja duas opções
1. Costelinha
Se está em dúvida do que fazer exatamente com o barbecue, saiba: o molho acompanha muito bem costelinha suína.
Faça uma marinada de 12 horas com os temperos do seu gosto. Depois, coloque a carne com o líquido numa assadeira, cubra com papel alumínio e asse até ficar macia.
A 150 graus, demora cerca de 4 horas. Antes de servir, tire o papel alumínio e aumente a temperatura para a superfície dourar. Lambuze a peça de molho barbecue antes de servir.
2. Cogumelos
A sugestão de Bruno é fazer um bife de shimeji melado de barbecue. Para isso, ele utiliza diversas técnicas. A primeira é o branqueamento, que consiste em mergulhar o shimeji em água fervente por um ou dois minutos. "Esse processo fecha os poros do ingrediente e mantém a textura".
Na sequência, é preciso fazer o banho-maria invertido. Isso quer dizer levar os cogumelos imediatamente para uma bacia com água e gelo para interromper a cocção. O processo leva 10 minutos. Depois, basta escorrer.
Para o preparo na churrasqueira ou no fogão, Bruno abusa da Reação de Maillard, responsável pela formação das belas crostinhas douradas nos alimentos. Ele lambuza uma chapa de ferro com azeite e dispõe os cogumelos com as "raízes" para baixo. Tempera com sal e tosta por cinco minutos de cada lado.
Quando está selado, cobre de molho barbecue, amassa os cogumelos, tampa e deixa cozinhar por 10 minutos no fogo baixo ou na parte mais fria da grelha.
Eu amei. Ficou incrível. Churrasco é o arquétipo da nossa sociedade, com carne ou não".
Ligado no "Vai Ter Churras"
Confira os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.