Jorge Aragão conta 1º encontro com Beth Carvalho: "Parecia coisa de sonho"
Apresentado por Teresa Cristina como o "grande poeta do samba", Jorge Aragão estreou a terceira temporada de "Botequim da Teresa", de Nossa.
Numa conversa regada a música à capela, ele contou detalhes de como foi de guitarrista de banda de baile a ícone do ritmo carioca, com direito a composições interpretadas por Elza Soares e Beth Carvalho.
No livro "Jorge Aragão: O enredo do meu samba", o autor João Pimentel descreve que as composições foram "descobertas" por um amigo que logo o apresentou a Neoci Dias, figura lendária do bloco Cacique de Ramos.
"Neoci tem importância total nisso", confirma o músico. "Eu morava no mesmo prédio do capitão do Vasco da Gama, Alcir Portela, e sempre chegava com um violão nas costas porque tocava à noite".
Ele me chamou e perguntou o que eu fazia: 'canta um negócio aí'.
Jorge fala que cantou umas três músicas. Uma delas foi um trecho de "Malandro". "No dia seguinte, ele me levou até o Neoci e, no outro, até a gravadora Tapecar. Bateu na porta e me apresentou assim: 'trouxe aqui o meu canário. Ele vai cantar umas músicas. Se não gostarem, eu pago o almoço e vou embora."
Na ocasião, Jorge repetiu "Malandro" e chamou a atenção imediatamente. "Ligaram para a Elza. Ela estava fazendo um disco e respondeu: 'essa é minha'".
Jorge também foi levado por Neoci ao Cacique de Ramos, em Bonsucesso. O lugar, conhecido pelas rodas de samba, deu origem a grupos de sucesso como o Fundo de Quintal, que teve no elenco Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto e o próprio Jorge.
"Era tudo muito orgânico e natural, a gente não se intitulava como um grupo. As reuniões tinham muita gente boa e, por acaso, cerveja", brinca.
"Coisa de sonho"
Já íntimo da turma do Cacique de Ramos, Jorge Aragão protagonizou um novo episódio que marcou sua trajetória musical. "Ligaram para a Beth Carvalho e a chamaram para a roda de samba".
Ali, Beth ouviu "Vou festejar". "O pessoal nem olhava para ela como medo de ela xingar. Ela estava vindo de festivais e chegar perto parecia coisa de sonho."
O encontro bem-sucedido fez Beth incorporar a composição no seu repertório, gravar a música em 1977, e projetar o nome de Jorge Aragão pelo Brasil. "Coisinha do Pai", canção que ficou famosa na voz da cantora, também é de autoria do carioca de Padre Miguel.
Sextas de samba
O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e conversas interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para uma bate-papos descontraídos. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.