Aprenda técnica fácil de "acordar os temperos" para dar mais sabor à comida
Pode parecer esquisito, mas levar temperos secos e especiarias para a frigideira quente por um curto tempo potencializa o sabor dos ingredientes nas receitas.
Bruno Salomão, apresentador do "Vai Ter Churras", mostra a técnica no vídeo acima e conta que o processo é chamado informalmente de "acordar o tempero".
A ação tem explicação científica. Ao esquentar os grãos ou o pó de itens como pimenta, semente de coentro, cravo e cardamomo, os óleos essenciais são acionados e começam a volatizar. Ou seja, a soltar os seus aromas.
Acordar o tempero por 1 minuto deixa o sabor mais pungente".
No episódio, Bruno realiza a tosta e depois bate tudo no liquidificador com os demais itens para formar a marinada no churrasco grego que ele ensina a improvisar em casa com cupim e alcatra.
Engana-se quem acha que a técnica é recente. No México, o procedimento é essencial para preparar o molho do emblemático e histórico mole poblano.
Típico da região de Puebla, o prato que remonta o período de colonização é formado por uma carne (frango, porco ou peru) envolta num líquido escuro e potente à base de pimenta e chocolate.
O passo a passo de uma versão da receita que ficou famosa pela artista Frida Kahlo (1907-1954) foi publicada no livro Frida's Fiestas, em 1994, e pode ser conferido no site no museu.
Fique ligado!
Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", série de maior alcance de Nossa, editoria de lifestyle do UOL. São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor. Veja no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.