5 locações da saga Star Wars que são destinos turísticos reais; conheça
Os fãs do universo criado por George Lucas em torno da família Skywalker e dos aliados e oponentes que encontram em sua trajetória podem mergulhar na saga Star Wars durante as férias.
Ao longo de décadas, os personagens visitaram mais planetas do que podemos lembrar — todos eles na Terra, apesar de ser fácil imaginar o contrário. Gostaria de visitar estas paisagens "de outro mundo"? Conheça algumas:
Djerba e mais, na Tunísia
O país norte-africano abrigou filmagens de diversas partes da franquia, como "Ataque dos Clones" e "Vingança dos Sith" — tanto que existem pacotes de roteiros locais para explorar cada cenário —, mas o coração da experiência é conhecer Tatooine, o planeta que serviu como lar para Anakin Skywalker e, anos mais tarde, onde cresceu Luke Skywalker.
Localizado na ilha de Djerba (embora outras áreas como Shubie Gorge, Chott el Jerid e Matmata também tenham recebido as equipes), parte dos sets ainda existe nas areias tunisianas, com direito a naves espaciais e construções deixadas pelos produtores.
Segundo o museu americano Smithsonian, até o nome do planeta ficcional foi emprestado da cultura local: há no país uma cidade chamada Tataouine, que inspirou George Lucas.
Salar de Uyuni, na Bolívia
A maior planície composta por sal — vide os pequenos montes acima — no mundo serviu como pano de fundo para a base rebelde abandonada de "Os Últimos Jedi", de acordo com o site Insider.
Na ficção, o ponto turístico boliviano se tornou o planeta mineral Crait, onde aconteceu a última grande batalha entre Kylo Ren e seu tio, Luke Skywalker. Apesar de pouco haver de "parafernália intergalática" no local, o Uyuni é conhecido como uma das paisagens mais bonitas do mundo.
Skellig Michael, na Irlanda
A ilha junto à costa de Kerry é um Patrimônio da Humanidade, segundo a Unesco, que abriga antigas ruínas de um monastério cristão.
Além disso, ela serviu como esconderijo de Luke Skywalker — é neste ponto que Rey e Chewbacca encontram o jedi no final de "O Despertar da Força", revelou Mark Hamill, o intérprete do personagem, à revista Empire.
Nas telas, o antigo templo — nada Jedi — foi batizado de Anch-To e revisto no episódio 9, "Os Últimos Jedi".
Finse, na Noruega
A geladíssima cidade norueguesa, que passa boa parte do ano coberta por gelo, serviu como palco para a histórica Batalha de Hoth, no planeta de mesmo nome onde ficava uma base rebelde, em "O Império Contra-Ataca".
A equipe de "Star Wars" ficou hospedada no Hotel Finse 1222 que, com mais de 100 anos, é um patrimônio da região. De acordo com o site do local, os atores passaram pela pior nevasca em um século ao filmarem a batalha. É possível chegar à cidade de trem a partir de Oslo; o trajeto leva de quatro a cinco horas.
Lago de Como, na Itália
Um dos principais cartões postais italianos, a região do lago abriga a Villa Balbianello, onde Anakin Skywalker e Padmé Amidala — pais de Luke e Leia — trocaram seu primeiro beijo em "Ataque dos Clones".
A região tem uma reputação tão forte como cenário romântico que já serviu de locação para outros filmes, como "Cassino Royale" e "Um Encontro Para Sempre".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.