Mini acarajé: receita dos orixás vira petisco delicioso para fazer em casa
Feito a partir de feijão-fradinho moído, o acarajé é uma comidinha de rua que carrega história e fé. De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a receita ligada ao culto dos orixás tem origem no Golfo do Benin, na África Ocidental e chegou ao Brasil no período da escravidão.
Graças às baianas do acarajé, que perpetuam a cultura com suas bancas espalhadas por Salvador, e a cozinheiras dedicadas à valorização de preparos africanos, como Dandara Batista, o saboroso bolinho é conhecido por todo o Brasil.
No "Botequim da Teresa", programa de Nossa, a cantora Teresa Cristina recebe o carnavalesco Milton Cunha, a jornalista Flávia Oliveira e mostra o passo a passo do quitute servido com molho lambão (vinagrete picante) e vatapá de moqueca de camarão no Afro Gourmet, estabelecimento comandado por Dandara no boêmio bairro de Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O restaurante, que nasceu como um projeto itinerante, destaca a influência negra na construção da culinária brasileira e de outros países. Teresa comenta:
Lá tem diversas receitas à base de muito carinho e afeto".
Receita:
Do começo ao fim
ACARAJÉ
Ingredientes
- 500 gramas de feijão-fradinho
- 2 cebolas
- Sal a gosto
- Azeite de dendê
- 20 unidades de camarão com casca
Modo de preparo
Bater o feijão seco em um liquidificador para quebrar os grãos. Transferir para um recipiente e cobrir com água fria até o dobro do volume do feijão. Retirar as cascas que vão boiar com o auxílio de uma peneira. Deixar de molho por oito horas e escorrer a água.
Descascar as cebolas brancas e cortar em quatro. Colocar no liquidificador intercalando com o feijão quebrado hidratado. Bater até virar uma pasta homogênea. Colocar em um refratário, temperar com sal e bater com uma colher de pau até que essa pasta cresça o volume.
Esquentar o azeite de dendê. Pegar a massa com uma colher de sopa e fritar aos poucos por três minutos de cada lado. Depois, fritar os camarões e reservar.
MOLHO LAMBÃO
Ingredientes
- 2 tomates
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1/2 maço de coentro
- 1/2 maço de cheiro verde
- Sal a gosto
- Suco de dois limões
- Azeite
Modo de preparo
Tirar a semente da pimenta e cortar todos os ingredientes. Colocar numa tigela com suco de limão, sal e azeite.
VATAPÁ DE MOQUECA DE CAMARÃO
Ingredientes
- 4 pães franceses
- 150 mililitros de leite de coco
- Gengibre a gosto
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 cebola-roxa pequena
- 3 dentes de alho
- 1/2 maço de cheiro-verde
- 150 gramas de camarão limpo
- Tempero baiano e sal a gosto
- 25 gramas de amendoim torrado e moído
- 25 gramas de castanha-de-caju moída
- 1/2 maço de coentro
Modo de preparo
Bater os pães no liquidificador com leite de coco e gengibre. Reservar. Cortar em pequenos pedaços o pimentão, a cebola e o alho. Em uma panela, aquecer um pouco de azeite de dendê, fritar a cebola e o alho.
Em seguida, adicione os pimentões e o cheiro-verde. Acrescentar o camarão limpo e misturar. Colocar tempero baiano, sal, amendoim e castanha. Adicionar a massa de pão e misturar bem.
Quando estiver quase cozido, colocar azeite de dendê o suficiente para dar cor. Mexer até soltar do fundo da panela e acertar o sal se necessário. Finalizar com coentro.
COMO SERVIR
Abrir os bolinhos ao meio e rechear com o vatapá. Colocar por cima o molho lambão e finalizar com o camarão frito.
Sextas de samba
O "Botequim da Teresa", que vai ao ar todas as sextas, é o programa perfeito para quem ama boa música e papos interessantes. Teresa Cristina resgata a história de bares tradicionais do Rio de Janeiro, faz receitas clássicas de cada um deles e recebe convidados para conversas descontraídas. Assista à nova temporada no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se e receba atualizações fresquinhas).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.