Ampliação de trens na Europa criará nova rota entre Reino Unido e Alemanha
Após quase três anos de anúncio da criação de uma aliança para ampliação das rotas de trens europeias, a companhia francesa de trens de alta velocidade Eurostar e a belga Thalys se fundiram, segundo informações divulgadas pelo jornal britânico The Independent nesta sexta (29).
Com isso, sairá do papel o projeto Green Speed, aprovado pela Comissão Europeia na terça (26), que deverá criar novas conexões entre cinco países, entre elas uma inédita: o roteiro Reino Unido-Alemanha.
Atualmente, partem de Londres trens da Eurostar até Paris, Lyon e Lille, na França, Bruxelas, na Bélgica e Amsterdã, na Holanda. Já a Thalys tem operação ampliada na França, além de viajar até Bélgica, Holanda e Alemanha. A integração das redes de trilhos oferecerá mais opções de circulação de alta velocidade no continente.
Ainda de acordo com o The Independent, entre as novas rotas previstas estão ligações de Londres a Colônia (em 5h30), Düsseldorf, Essen, Aachen e Dortmund. Ainda estariam discussões trechos partindo da capital britânica a Bordeaux, na França, além de Antuérpia e Liège, na Bélgica.
A Comissão Europeia espera que a maior oferta de destinos possa incentivar os viajantes a optarem por serviços ambientalmente mais sustentáveis. As novas linhas funcionarão ainda sob a bandeira da Eurostar, que manterá seu nome. Tanto a empresa estatal francesa de transporte sobre trilhos SNCF quanto a belga SNCB controlarão a operação.
A nova Eurostar planeja transportar 30 milhões de passageiros por ano na próxima década, contra os 18 milhões que já viajavam com ela em 2019, antes da pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.