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Ampliação de trens na Europa criará nova rota entre Reino Unido e Alemanha

Plataforma recebe trens da Eurostar na estação St. Pancras, em Londres: ligação inédita e simplificada com a Alemanha estará em funcionamento em breve - Alena Kravchenko/Getty Images
Plataforma recebe trens da Eurostar na estação St. Pancras, em Londres: ligação inédita e simplificada com a Alemanha estará em funcionamento em breve Imagem: Alena Kravchenko/Getty Images

De Nossa

09/05/2022 13h26

Após quase três anos de anúncio da criação de uma aliança para ampliação das rotas de trens europeias, a companhia francesa de trens de alta velocidade Eurostar e a belga Thalys se fundiram, segundo informações divulgadas pelo jornal britânico The Independent nesta sexta (29).

Com isso, sairá do papel o projeto Green Speed, aprovado pela Comissão Europeia na terça (26), que deverá criar novas conexões entre cinco países, entre elas uma inédita: o roteiro Reino Unido-Alemanha.

Atualmente, partem de Londres trens da Eurostar até Paris, Lyon e Lille, na França, Bruxelas, na Bélgica e Amsterdã, na Holanda. Já a Thalys tem operação ampliada na França, além de viajar até Bélgica, Holanda e Alemanha. A integração das redes de trilhos oferecerá mais opções de circulação de alta velocidade no continente.

Ainda de acordo com o The Independent, entre as novas rotas previstas estão ligações de Londres a Colônia (em 5h30), Düsseldorf, Essen, Aachen e Dortmund. Ainda estariam discussões trechos partindo da capital britânica a Bordeaux, na França, além de Antuérpia e Liège, na Bélgica.

A Comissão Europeia espera que a maior oferta de destinos possa incentivar os viajantes a optarem por serviços ambientalmente mais sustentáveis. As novas linhas funcionarão ainda sob a bandeira da Eurostar, que manterá seu nome. Tanto a empresa estatal francesa de transporte sobre trilhos SNCF quanto a belga SNCB controlarão a operação.

A nova Eurostar planeja transportar 30 milhões de passageiros por ano na próxima década, contra os 18 milhões que já viajavam com ela em 2019, antes da pandemia.