10 receitas de hambúrguer para fazer em casa (até o verdadeiro de costela!)
Seja em lanchonetes, restaurantes ou aplicativos de entrega, o que não falta é opção de hambúrguer para abocanhar. O número gigante de possibilidades, das basiconas às pomposas, quase dispersam os famintos de uma realidade: fazer hambúrguer é simples que só.
Não à toa o apresentador Pedro de Bem, do programa "Cozinha por Aí", se colocou um desafio mais ousado: preparar o xis, sanduíche parrudo popular no Rio Grande do Sul, do zero. Isso inclui o pão, a maionese e, é claro, o disco de carne.
A receita do influenciador usa 180 gramas de acém moído duas vezes. A gramatura seria suficiente para moldar um hambúrguer alto, daqueles que é possível escolher o ponto: mal passado, ao ponto ou bem passado.
Sua estratégia, porém, é fazer o xis em estilo smash gigante. O modelo, difundido pelas redes norte-americanas Smashurger e Shake Shack, consiste em amassar bolinhas de 70 a 100 gramas carne o máximo possível para aumentar a superfície de contato com a chapa e criar uma saborosa crostinha dourada.
Há quem esmague a porção direto na frigideira. Como Pedro trocou o fogão pela churrasqueira, deixou o disco fininho com a ajuda de papel manteiga, panela e rolo de macarrão (para entender melhor, assista ao processo no vídeo no topo da matéria).
Antes de levar a carne à brasa, o cozinheiro mantém o hambúrguer no congelador. A ideia é evitar que se quebre pela espessura fina. Na grelha, basta selar dos dois lados rapidamente e colocar sal a gosto.
É vapt-vupt. Já que a carne está bem fininha vai chegar no ponto desejado muito rápido".
A ciência da boa mordida
Os segredos de um ótimo hambúrguer estão na moagem e na composição. Enquanto um disco feito de carne moída demais fica compacto e seco, aquele preparado com carne moída de menos se despedaça e falta "liga".
Por isso, é importante encontrar o equilíbrio. Bruno Salomão, apresentador de "Vai Ter Churras", reforça que o ideal é a moagem acontecer duas vezes no tamanho 5 — lembre-se disso ao ir no açougue.
Para que o processo seja realizado da melhor forma possível, a carne deve estar quase congelada. "Assim, não perde líquido nem estoura a gordura".
Outro segredo está na proporção. A mais popular, que funciona para diferentes métodos de preparo, é a de 70% de carne para 30% de gordura. No episódio abaixo, a receita combina 700 gramas de acém a 300 gramas de peito. Assista:
Mais receitas deliciosas
Para contemplar a variedade de hambúrgueres disponíveis no mercado, selecionamos mais oito formas distintas de fazer o sanduíche. Aprenda a usar outros cortes, como fraldinha e costela, ou inove preparando discos de frango, peixe e grão-de-bico:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.